Geral

Defesa Civil: 42 famílias desalojadas e 13 pessoas desabrigadas em três cidades capixabas

As cidades mais afetadas são Fundão e Viana, na Grande Vitória, e Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Estado. Todas elas têm registro de ruas intransitáveis e pontos de alagamento

Rio Fundão chegou a ficar 3m95cm acima do nível normal Foto: Divulgação

A Defesa Civil Estadual registrou prejuízos em três municípios capixabas devido às chuvas nos últimos dois dias. As cidades mais afetadas são Fundão e Viana, na Grande Vitória, e Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Estado. Todas elas têm registro de ruas intransitáveis e pontos de alagamento. 

Em Fundão, o nível do rio subiu, alcançando 3,95 metros de altura acima do nível normal às 2h da última madrugada. Segundo o coordenador da defesa civil municipal, João Batista de Souza Oliveira, as chuvas resultaram em seis famílias desalojadas, totalizando 24 pessoas entre adultos, idosos e crianças. Também houve a queda de uma árvore na ES-261, que liga o município a Santa Teresa. 

Ainda de acordo com o coordenador, os bairros mais afetados são Orly Ramos, Campestre I e II, Santo Antônio, Beira-Linha, Agrin Correia e Ozéias. "A ponte de acesso a esses bairros ficou totalmente intransitável de 0h30 até umas 8h da manhã. Os moradores ficaram totalmente ilhados", contou João Batista.

Segundo ele, o nível do rio Fundão se encontra na manhã desta segunda-feira (14) em 2m50cm. 

Em Viana, o deslizamento de um talude atingiu uma casa e interditou outra no bairro Vila Nova, deixando duas famílias desalojadas. Um estabelecimento comercial também foi interditado. No bairro Nova Bethânia, 13 pessoas estão desabrigadas devido aos alagamentos.

Já em Cachoeiro de Itapemirim, houve registro de alagamentos pela cidade no último sábado (13) e três desabamentos sem vítimas, afetando 36 famílias, que precisaram ser desalojadas.

Risco de deslizamentos 

Devido aos significativos acumulado de chuva, o Centro Nacional de Gerenciamento de Desastres (CENAD) enviou alertas reportando risco moderado de movimento de massa em 15 municípios do Estado.

São eles: Viana, Cariacica, Fundão, Santa Leopoldina, Aracruz, Governador Lindenberg, Colatina, Vitória, Vila Velha, Marilândia, João Neiva, Ibiraçu, Serra, Rio Bananal e Rio Novo do Sul. 

Equipes das Defesas Civis Municipais, que podem ser acionadas gratuitamente pelo telefone 199, estão avaliando a extensão dos danos e dando o suporte à população. 

Previsão de mais chuva

Volumes de chuva muito elevados devem continuar a ser observados no Espírito Santo nos próximo dias, sobretudo por conta da passagem de uma nova frente fria pela região.

Até o dia 18, o Climatempo espera volumes de chuva iguais ou superiores a 200 mm no Sul capixaba, região Serrana, Grande Vitória e Extremo Norte. Nas outras regiões, o acumulado pode chegar a 150 mm.

Pontos moeda