Geral

Casal fica ferido e 40 famílias são desalojadas após deslizamento de pedras em Mimoso do Sul

O desligamento ocorreu durante a madrugada desta quarta-feira (14) e o barulho assustou os moradores da região. Pelo menos 40 famílias de dois bairros tiveram que deixar suas casas

Um posto de saúde, recém reformado, foi completamente destruído com o deslizamento de pedras em Mimoso do Sul Foto: ​Beto Barbosa

Um deslizamento de pedras em Mimoso do Sul deixou um casal ferido, pelo menos 40 famílias fora de casa e um posto de saúde, recém reformado, completamente destruído na madrugada desta quarta-feira (14). A Defesa Civil do município está no local avaliando os danos.

De acordo com o coordenador Franciney Mathias de Oliveira, as pedras entre os bairros Vila da Penha e Mangueira se deslocaram por volta das 3h30, assustando os moradores com o barulho. “Foi um deslocamento maciço de pedras, que avariou parcialmente pelo menos 10 casas e destruiu completamente o posto de saúde. Podia ter acontecido uma tragédia maior, pois era de madrugada e chovia no momento”, comenta.

Um casal de uma das residências atingidas sofreu ferimentos leves e foi encaminhado ao Hospital Apóstolo Pedro. “As vítimas estavam dormindo e acordam com o barulho. Nesse momento, a situação está estável e ainda temos riscos de novos deslizamentos, e por enquanto, pelo menos 40 famílias tiveram que deixar suas casas”, continua o coordenador.

Assistentes sociais da Prefeitura de Mimoso estão fazendo acompanhamento dessas famílias. O laudo definitivo da situação ficará pronto no fim do dia. “Se não tiver condições dessas famílias retornarem para suas casas, elas receberão R$ 600 da Ação Social para pagar o aluguel. Mas, o problema que temos é que a cidade não disponibiliza essa quantidade de casas para alugar. Então, vamos aguardar o laudo para definir se elas vão para casas de parentes ou para um colégio, que será disponibilizado pela prefeitura, até que a situação seja resolvida”, explica Franciney.

O Corpo de Bombeiros esteve no local e a geóloga Cristiane Tinoco está no local. “Ela nos explicou que esse é um processo natural. Bate sol na pedra, depois chove e ela acaba apresentando rachaduras, que infiltram a água, e com o tempo ocorre o deslizamento. Essa área vinha sendo monitorada, mas não há como prever. Tínhamos uma obra licitada para esse trecho, mas agora teremos que estudar o que será feito”, completa o coordenador.

Pontos moeda