Geral

Primeiros cães-guia treinados em Alegre devem ser entregues no próximo ano

Atualmente, 14 cães estão em treinamento especifico para cães-guia e outros 14 em socialização com famílias voluntárias, que são fundamentais no processo de preparação dos animais

Os primeiros cães treinados devem ser entregues já no próximo ano Foto: ​Reprodução/Instagram

O Centro de Formação de Treinadores e Instrutores de Cães-Guia já se prepara para entregar os primeiros cães no próximo ano. Inaugurado em agosto de 2015, no campus de Alegre, no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), o curso conta com sete alunos com previsão de formação em julho de 2017.

De acordo com a assistente administrativa do centro, Diana Paula Diogo, atualmente 14 cães estão em treinamento específico para cães-guia e outros 14 em socialização com famílias voluntárias, que são fundamentais no processo de preparação e adaptação dos animais.

“A turma conta com 7 alunos e agora só abre outra quando o curso encerrar. Nós temos 14 cães em socialização e 13 que já entraram em treinamento específico para cão-guia. Quando estiverem prontos, eles serão entregues para pessoas que estão no cadastro nacional”, explica.

Além de ter o nome no cadastro nacional, é necessário atender a outros requisitos para receber a doação do animal, como a apresentação de toda a documentação, entrevistas e adaptação, já que não é qualquer cão que serve para qualquer pessoa e ele precisa ter empatia com o novo dono.

O curso teve início em agosto de 2015 e tem duração de 2 anos Foto: ​Divulgação

Para o coordenador do centro, Carlos Humberto Sanson Moulin, a importância do curso é grande não só para o Espírito Santo, mas para todo o País, já que o número de cães-guia no Brasil não atende a demanda de deficientes visuais e cegos.

“O que nós sabemos de fontes do IBGE é que o Brasil tem 6 milhões de deficientes visuais, dentre os quais cerca de 600 mil são cegos. No Espírito Santo, esse número chega a mais de 500 mil, sendo que em todo o País temos em torno de 150 cães-guia para atender essa demanda”, conta.

Segundo o coordenador, a seleção requer muito trabalho. “É importante lembrar que nem todo deficiente visual é habilitado para ter cão guia. É necessário ter uma compreensão, empatia, tudo isso. É um trabalho um pouco duro e comprometido”, conclui.

A expectativa é de que os primeiros cães treinados sejam entregues pelo centro entre abril e maio de 2017. Assim que estiverem disponíveis, será divulgado um edital para seleção e  a prioridade será dos que já estão no cadastro nacional. 

Pontos moeda