Geral

"Não há aumento de ocorrências", diz secretário de Segurança do ES sobre protesto que impede saída de viaturas dos batalhões

Familiares de policiais militares realizam um protesto, desde o início da manhã deste sábado (4), em frente aos batalhões da Polícia Militar (PM) do Espírito Santo

Secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social André Garcia Foto: TV Vitória

O Secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, André Garcia, se pronunciou neste sábado (4) sobre a realização de protestos de familiares de militares que estão impedindo a saída de viaturas e de policiais das unidades em vários municípios do Espírito Santo. 

Sobre as ocorrências registradas ao longo da manhã, o secretário informou que são as que normalmente acontecem. Segundo ele, não teve nada que possa causar preocupação para a sociedade e que boatos que circulam pelas redes sociais não procedem. Garcia disse ainda que a secretaria está tomando as devidas providências e que espera resolver a situação ainda neste sábado.

“É um prejuízo para atendimento de algumas ocorrências. Nós não temos aumento de ocorrências em função desse quadro. Infelizmente muitos boatos estão sendo difundidos, inclusive pelas redes sociais, e algumas pessoas estão se aproveitado dessa situação para lançar esses boatos. Nós não temos nenhuma ocorrência de homicídio na região metropolitana. De ontem para hoje, no Estado inteiro, tivemos apenas um registro de homicídio. Estamos com o 190 funcionando normalmente. O que nós temos de fato é uma redução da capacidade no atendimento de ocorrências que esperamos resolver no dia de hoje com diálogo com representantes dos parentes dos policiais”. 

O secretário informou que não há nada que fuja da normalidade. “No geral, ainda há um prejuízo menor no interior de atendimento. Temos os casos mais complicados, mas no geral, a situação mais complicada no prejuízo ao atendimento das ocorrências se faz aqui na região metropolitana. Estamos na expectativa de retomar a normalidade, temos policiamento em alguns locais. A região metropolitana está de fato mais prejudicada, mas não há nada fora da normalidade. Não há nenhuma ocorrência de vulto que tenha chegado ao conhecimento da secretaria ou do 190. Portanto, estamos trabalhando na perspectiva da normalidade”, concluiu Garcia. 

A manifestação 

As manifestações acontecem em toda a GV e em alguns municípios do interior  Foto: Reprodução/ WhatsApp Folha Vitória

Familiares de policiais militares realizam um protesto, desde o início da manhã deste sábado (4), em frente aos batalhões da Polícia Militar (PM) do Espírito Santo. Os manifestantes estão bloqueando a saída de viaturas e de policiais das unidades. Os cartazes exibem pedidos de reajuste salarial, pagamento de auxílio alimentação, periculosidade, insalubridade, adicional noturno e a valorização dos policiais.

Confira a galeria de fotos!

Fotos recebidas pela produção do Folha Vitória mostram que as manifestações acontecem em frente aos batalhões dos municípios de Vitória, Cariacica, Guarapari, Serra, Vila Velha, Aracruz, Linhares, Colatina, Alegre e São Mateus. 

Cerca de cem mulheres estão em frente ao 10° Batalhão da Polícia Militar em Guarapari. Uma kombi usada para locomoção dos militares teve os quatro pneus esvaziados. No município de Serra, manifestantes não permitiram a saída de viaturas e nem de policiais dos batalhões. Na capital capixaba, até o Quartel do Comando Geral (QCG) teve a sua entrada bloqueada por familiares dos policiais. No norte, noroeste e no sul capixaba, batalhões e companhias independentes também estão com as suas saídas bloqueadas.

Pontos moeda