Geral

Grande Vitória registra primeira morte confirmada por Febre Amarela

Outras três mortes foram confirmadas em Colatina, Domingos Martins e Santa Maria de Jetibá. Em todos os municípios, com exceção de Cariacica, já tinha registro de morte por febre amarela

A estratégia de imunização do município continuará a ser implementada até que toda população apta seja alcançada, com vacinação em 19 unidades de saúde Foto: Divulgação/Prefeitura

A primeira morte por febre amarela silvestre foi confirmada na Grande Vitória na segunda-feira (27) no último boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesa). A vítima é do município de Cariacica, mas não foram divulgadas mais informações. 

Outras três mortes foram confirmadas no Espírito Santo nos municípios de Colatina, Domingos Martins e Santa Maria de Jetibá. Em todos estes outros municípios, com exceção de Cariacica, já tinha registro de morte por conta da febre amarela.

De acordo com a Secretaria de Saúde, 15 mortes ainda estão sendo investigadas e o resultado das causas das mortes deve sair nos próximos dias. Já são 37 mortes confirmadas por infecção do vírus da febre amarela silvestre. No total, são 344 notificações da doença no Estado. 

Veja o guia completo sobre as novidades da vacinação no Espírito Santo!

 Vacinação em Cariacica nesta terça-feira 

Nesta terça-feira (28), a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) realiza mais uma vacinação com horário ampliado. Das 9h às 21h, moradores poderão ser vacinados contra febre amarela no posto volante montado na Paróquia Bom Pastor, em Campo Grande. Estarão disponíveis três mil doses para esta ação. Até o momento, 175 mil pessoas foram imunizadas no município.

Além disso, haverá reforço na unidade de Jardim Botânico, também nesta terça-feira (28), com duas mil vacinas para comunidade. Essa mesma quantidade de doses será oferecida na unidade de Oriente, na quarta-feira (29). Nas demais unidades, a imunização acontecerá normalmente, lembrando que as salas de vacinação funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 12 horas. Das 13h às 15h, a imunização nas unidades segue o calendário das vacinas de rotina, aplicadas em crianças, adolescentes, adultos e idosos. É importante ressaltar que na vacinação contra a febre amarela nas unidades de saúde, o idoso continua precisando apresentar o laudo.

A estratégia de imunização do município continuará a ser implementada até que toda população apta seja alcançada, com vacinação em 19 unidades de saúde.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) reforça que o município obedece aos protocolos do Ministério da Saúde, que estipulou, num primeiro momento, a vacinação de viajantes e, num segundo instante, o bloqueio cautelar da área rural. Além disso, a Semus tem montado postos volantes em macrorregiões que não contam com unidade de saúde ou sala de vacinação, e mantém a vacinação em empresas com mais de 500 funcionários e com estrutura de medicina do trabalho, além de instituições públicas.

Serviço:

Vacinação com horário ampliado – 28 de março (terça-feira)
Doses previstas: 3 mil
Local: Paróquia Bom Pastor (Rua Dom Luis Scortegagna, em Campo Grande)

Vacinação com reforço – 28 de março (terça-feira)
Doses previstas: 2 mil
Local: Unidade de Saúde de Jardim Botânico

Confira a lista de Unidades de Saúde que vacinam nesta terça:

Alto Lage
Bela Aurora
Bela Vista
Cariacica Sede
Graúna
Itapemirim
Itaquari
Mucuri
Nova Brasília
Novo Brasil
Nova Canaã
Nova Rosa da Penha I
Operário
Oriente
Padre Gabriel
Porto de Santana
Valparaíso
Santa Bárbara
Santa Fé

Leia Também

Febre amarela: mais seis mortes são confirmadas no Espírito Santo
Venda Nova do Imigrante registra primeira morte por suspeita de febre amarela
Morador de Afonso Cláudio morre com suspeita de febre amarela
Cachoeiro confirma segundo caso de febre amarela e vacinação prossegue no município

Pontos moeda