Geral

Cesan será notificada por lançamento clandestino de esgoto na Ilha do Frade

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente da capital, a praia precisou ser interditada e uma análise vai verificar o nível de contaminação na água. Além disso, Cesan foi multada em R$ 56 mil

Moradores da Ilha do Frade registraram lançamento de esgoto na Baía de Vitória, nesta terça-feira Foto: Reprodução

Um lançamento clandestino de esgoto foi constatado, nesta terça-feira (09), na rede de drenagem pluvial que desemboca na praia do Iate Clube, em Vitória. Durante o dia, moradores da Ilha do Frade registraram imagens do esgoto sendo lançado diretamente na Baía de Vitória, deixando a água escura na região.

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Urbanos (Semmam) da capital confirmou o incidente e informou que deslocou uma equipe técnica ao local para apurar o ocorrido. Como prevenção, a praia precisou ser interditada. Além disso, foi solicitada, em regime de urgência, uma análise microbiológica da água, com intuito de apurar a contaminação da praia.

A Semmam informou ainda que está notificando a Companhia Espirito Santense de Saneamento (Cesan), através da Gerência de Controle Ambiental, e multando a empresa no valor de R$ 56 mil, através da Fiscalização Ambiental. A secretaria afirmou que também está notificando o Ministério Público Estadual e Federal sobre o ocorrido.

Já a Cesan informou, por meio de nota, que o problema técnico ocorreu em uma estação elevatória de drenagem pluvial (água de chuva), que é de propriedade da Prefeitura de Vitória.

De acordo com a empresa, a gerência de operações técnicas da Cesan, com o objetivo de coletar o esgoto lançado de forma irregular na rede de drenagem, para impedir que o esgoto poluísse a Baía de Vitória, instalou uma bomba que opera em paralelo à bomba de drenagem. 

A Cesan informou ainda que a fiscalização de ligações irregulares é da Prefeitura de Vitória que, segundo a companhia, não a informou de qualquer problema na bomba de esgoto. Ainda de acordo com a Cesan, técnicos da empresa estiveram no local e constataram que a bomba da companhia está operando normalmente.

Flagra

Um vídeo, feito por uma pessoa que passava pela Ilha do Frade, na manhã desta terça, registra o momento exato em que o esgoto é derramado nas águas da Baía de Vitória. Segundo moradores, litros de água suja saem de uma manilha diariamente e são derramados no mar, bem próximo aos banhistas.

Uma família, que frequenta a praia semanalmente, ficou surpresa com a cor da água nesta terça-feira. "A minha filha foi a primeira a falar: 'nossa pai, como a água está escura'. Eu vi que estava mesmo, mas achei que era o normal. Entrei, comecei a pescar, e depois um rapaz falou comigo que tinha descido esgoto e que não era para entrar na água. Aí eu não deixei mais ninguém entrar. Só quem entrou fui eu", contou o padeiro Jadir Ribeiro.

Já o aposentado Aulenyr Paula da Silva conta que costuma pescar toda semana, mas teve a rotina alterada nesta terça. "Fica ruim, a gente se sente mal nessa situação. Aqui principalmente é a menina dos olhos de quem chega e é triste ver uma coisa estranha assim, a água escura. Aí é preciso mudar, ou para o lado onde a água está melhor, ou às vezes até para outra praia", lamentou.

Pontos moeda