Geral

Resultado de análise de contaminação em praia de Vitória sai na sexta

Segundo a prefeitura, caso a quantidade de coliformes fecais encontrada na água da praia da Praça dos Namorados esteja dentro do limite permitido, local poderá ser liberado para banho

Praia está interditada desde a última terça-feira, quando foi constatado o lançamento de esgoto na Baía de Vitória Foto: Reprodução

O resultado da análise microbiológica da água da praia da Praça dos Namorados, em Vitória, interditada há dois dias devido a um vazamento de esgoto para o mar, na Ilha do Frade, será divulgado nesta sexta-feira (11). O objetivo do exame é saber se houve contaminação da água do mar.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, Luiz Emanuel Zouain, a análise apontará a concentração de coliformes fecais presentes na água. A coleta do material para análise foi feita na quarta-feira, pela empresa contratada pela Prefeitura de Vitória para realizar esse trabalho.

"A gente espera que, com o passar dos dias, esse esgoto tenha se diluído na água. Caso a quantidade de coliformes fecais detectada na água esteja dentro dos limites permitidos, a praia já poderá ser liberada, já que, antes do lançamento de esgoto no mar, aquela praia era considerada própria para banho", ressaltou o secretário.

Zouain lembra ainda que, na próxima segunda-feira (15), será feita a coleta da água para análise de rotina da prefeitura, que aponta o grau de balneabilidade das praias da capital. O próximo resultado de balneabilidade da região deve sair na quinta-feira (18).

O secretário voltou a afirmar que a responsabilidade pelo lançamento do esgoto no mar é da Companhia Espirito Santense de Saneamento (Cesan). "A Cesan é quem responde por esgoto, não a Prefeitura de Vitória. O que aconteceu foi que a água do esgoto, proveniente da rede da Cesan, chegou até a rede de drenagem pluvial da prefeitura e essa água foi despejada no mar. Essa rede de drenagem pluvial possui uma bomba, que é acionada automaticamente para drenar a água da chuva. Qualquer líquido que chegue a essa bomba será automaticamente despejado no mar", explicou.

Já a Cesan informou, por meio de nota, que fará um monitoramento da qualidade da água, de forma complementar, para avaliação do impacto do lançamento do esgoto no mar. Segundo a companhia, esse monitoramento vai compor um relatório que será encaminhado ao Ministério Público Estadual (MPES).

A Cesan afirmou ainda que as providências adotadas pela empresa são as de fazer uma perícia nos equipamentos e obter dados para ajudar na elucidação do que realmente ocorreu.

Pontos moeda