Geral

Capixabas se sensibilizam com acidente e lotam locais de doação de sangue

De acordo com relatos, a procura por doações de sangue foi tanta que o Hemoes encerrou a distribuição de senhas por volta das 14h desta quinta-feira (22)

De acordo com a jornalista Fernanda Augusta Cruz, o Hemocentro está apenas recebendo sangues O- e AB- Foto: Fernanda Augusta Cruz

Vários capixabas se sensibilizaram após o trágico acidente ocorrido na manhã desta quinta-feira (22), em Guarapari, e lotaram o Hemocentro do Estado do Espírito Santo (Hemoes), em Vitória. De acordo com relatos, a procura por doações de sangue foi tanta que o Hemoes encerrou a distribuição de senhas por volta das 14h.

De acordo com a jornalista Fernanda Augusta Cruz, o Hemocentro está apenas recebendo sangues O- e AB-. "Eles só vão atender até a senha 650 hoje e as que foram retiradas depois, devem voltar amanhã. Neste momento a quantidade de pessoas aqui reduziu, pois avisaram para voltar amanhã e muitos foram embora", relata.

Um leitor do Folha Vitória disse que a situação no Hospital Dório Silva é parecida. "Gostaria de pedir uma atenção especial junto ao Hospital Dório Silva, na tarde desta quinta-feira, a Prefeitura da Serra solta nota pedindo doadores de sangue para que possam atender as vítimas do acidente dessa manhã, no entanto quando os doadores chegam ao hospital às 14 hs são informados que não estariam mais distribuindo senhas nem colhendo o sangue dos doadores. Isso é um absurdo, tantas pessoas se disponibilizando a doar sangue e eles com essa falta de responsabilidade com as vidas que necessitam dessas doações!", diz.

Imagens aéreas feitas por drone mostram a extensão da tragédia na BR 101, em Guarapari

Por meio de nota, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) agradeceu a solidariedade dos capixabas e ressalta que todas as doações são muito importantes, mas, para que todos os doadores voluntários possam ser atendidos, é necessário que as pessoas compareçam às unidades do Hemoes gradativamente. Em Vitória, por exemplo, o hemocentro estadual funciona também no sábado e estará aberto das 7h às 19 horas para receber os doadores voluntários.

Quem pode doar

Antes de efetivamente doar sangue, os voluntários passam por uma triagem para avaliar sua condição de saúde e verificar se está apto a realizar a doação. Quem tem entre 16 e 69 anos pode se candidatar como voluntário. Para os mais velhos, uma ressalva: só pode doar quem tiver feito a primeira doação até os 60 anos. Já os menores de 18 anos precisam de autorização de um responsável legal.

'Passei por cima de pessoas e não pude socorrer', diz sobrevivente da tragédia na BR 101

Os doadores frequentes, sejam homens ou mulheres, devem obedecer ao intervalo mínimo entre uma doação e outra: de dois em dois meses para homens e de três em três meses para mulheres. O interessado em doar sangue deve ir até uma unidade do Hemoes, apresentar um documento oficial com foto e responder a um questionário. Em seguida, passará pela triagem. Caso tenha almoçado, deve aguardar três horas após a refeição para fazer a doação.

Coleta intensificada

A unidade móvel do Hemoes vai estar no pátio do hemocentro estadual, em Vitória, nesta sexta-feira (23), a partir das 7 horas, mesmo horário em que o hemocentro começa a funcionar. O objetivo é utilizar o ônibus para aumentar a capacidade de atendimento do serviço, visto que muitas pessoas estão se disponibilizando a doar sangue em um gesto de solidariedade aos feridos no grave acidente ocorrido na BR 101 nesta quinta (22).

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) ressalta que todas as doações são muito importantes, mas, para que todos os doadores voluntários possam ser atendidos, é necessário que as pessoas compareçam às unidades do Hemoes gradativamente. Em Vitória, por exemplo, o hemocentro estadual funciona também no sábado e estará aberto das 7h às 19 horas para receber os doadores voluntários.

Tanto o hemocentro quanto a unidade móvel tem capacidade para realizar até 100 coletas de sangue por dia. O Hemoes funciona como uma rede. Isso significa que o sangue coletado em Vitória pode ser compartilhado com os serviços de saúde de todo o estado, assim como as coletas realizadas nas unidades do Hemoes no interior do Espírito Santo (Colatina, São Mateus e Linhares) podem ser enviadas para a Grande Vitória, caso necessário.

O Hemoes de Vitória fica na Avenida Marechal Campos, número 1.468, bairro Maruípe. A unidade funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 19h.

Onde tem Hemoes

- Hemocentro do Estado do Espírito Santo (Hemoes)
Tel. 3636-7900/7920/7921- Avenida Marechal Campos, 1.468, Maruípe, Vitória. Funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 19h. 

- Unidade de Coleta à Distância da Serra
Tel. 3218-9429/ 3218-9242. Avenida Eudes Scherrer Souza, s/n (anexo ao Hospital Estadual Dório Silva). Funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 16h. 

- Hemocentro de Linhares
Tel. (27) 3264-6000/ 3264-6019 - Avenida João Felipe Calmon, 1.305, Centro (ao lado do Hospital Rio Doce). Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h30. 

- Hemocentro Regional de Colatina
Tel. (27) 3717-2801 - Rua Cassiano Castelo, s/n, Centro. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h30. 

- Hemocentro Regional de São Mateus
Tel. (27) 3767-7957 - Rodovia Othovarino Duarte Santos, Km 02, Parque Washington. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h30.

Pontos moeda