Polícia

Fim do mistério! Procurador da Câmara de Conceição da Barra foi morto pelo próprio primo

Segundo a polícia, a intenção inicial era roubar o procurador. Mas o grupo ficou com medo de o procurador reconhecer o primo e, por isso, acabaram o matando

Marcelo Vaccari, de camisa azul, é primo da vítima e acusado de executar o procurador Foto: Divulgação

Foram presas na madrugada desta quinta-feira (11) três pessoas acusadas de matar o procurador  Marcelo Vaccari Quartezani. Entre elas está o primo da vítima. Vaccari trabalhava como procurador na Câmara Municipal de Conceição da Barra. O crime ocorreu em julho deste ano. De acordo com a polícia, o crime teria sido praticado por Jânio Luiz Vaccari Filho, de 24 anos, que seria primo da vítima. Segundo os investigadores, por conhecer os detalhes da residência do procurador, Jânio articulou o roubo almejando os objetos de valor e dinheiro existente dentro da casa do procurador.

Após planejar o crime, Jânio teria pedido ajuda a dois comparsas, identificados como Tiago Alves Miguel, e Geovanilson Tibúrcio de Araújo, o “ Buíno Tubarão”, para executar o roubo. A polícia acredita que a arma que vitimou o procurador tenha sido fornecida por Thiago, que em troca, exigiu parte do valor roubado.

Segundo a polícia, o primo da vítima, junto com Geovanilson, conseguiu entrar no imóvel de Marcelo após pular o muro da residência. Ao chegar em casa, Marcelo foi rendido e teve os seus objetos pessoais roubados. A vítima foi amarrada com uma corda de varal e colocada dentro do porta-malas do próprio veículo.

De acordo com o delegado Fabrício Lucindo, titular da Delegacia de Crimes Contra a Vida (DCCV) de Linhares, a intenção inicial era roubar o procurador. Mas o grupo ficou com medo de o procurador reconhecer o primo e, por isso, acabaram o matando. "O Jânio planejou com detalhes como o crime seria realizado. Por ser parente da vítima, ele tinha conhecimento de na casa do seu primo tinha objetivos de valor e dinheiro guardados. Eles mataram por dinheiro”, disse.

Os criminosos levaram Marcelo trancado dentro do compartimento do carro até o município de Linhares. Durante o trajeto, a polícia acredita que a dupla tenha ligado para Tiago Alves pedindo ajuda para matar e incendiar o veículo do procurador. Em depoimento, os suspeitos informaram que foi Tiago quem comprou a gasolina para incendiar o carro. O primo de Marcelo, Jânio Vaccari, é o principal suspeito de ter disparado dois tiros contra a cabeça da vítima.

Após terem matado Marcelo, os criminosos saíram em um carro próprio e no carro da vítima. Os três suspeitos foram até o mesmo lugar: Humaitá, onde o automóvel da vítima foi incendiado. A polícia informou que após a realização do crime, o trio retornou a Linhares e partilhou o dinheiro e os objetos pessoas da vítima.

Durante uma realização de mandados de buscas e apreensão nas residências dos acusados, a polícia encontrou os pertences de Marcelo. Na casa de Jânio, foi encontrado um tênis e dois relógios que seriam do primo assassinado. Já no imóvel de Tiago, foram encontrados dois rifles calibre 22, uma escopeta calibre 12 dois canos e muita munição.

Em interrogatório, Geovanilson e Tiago confessaram o crime e detalharam como participaram da ocasião. Jânio, apesar de ter sido apontado pelos comparsas como o mandante do crime, afirmou não ter nenhuma participação no latrocínio. Após o interrogatório, os acusados foram encaminhados para o Presídio de Linhares, onde seguem à disposição da Justiça.

Relembre o caso
O procurador da Câmara Municipal de Conceição da Barra, Marcelo Vaccari Quartezani, foi encontrado morto em uma estrada de chão no bairro Jataipeba, em Linhares, neste sábado (26). Segundo o delegado responsável pelo caso, Fabrício Lucindo, a vítima tinha duas marcas de tiros no corpo. 

Pontos moeda