Polícia

Polícia flagra maus tratos a animais expostos em shopping na Serra

De acordo com a Polícia Militar Ambiental, pôneis, coelhos e outras espécies estavam sem alimentação adequada e em meio à sujeira. Proprietário foi levado para a delegacia

O dono dos animais foi levado para a Delegacia da Serra Foto: Everton Nunes

Policiais militares flagraram, nesta sexta-feira (05), animais em situação de maus tratos expostos na fazendinha do Shopping Montserrat, na SerraDe acordo com a Polícia Militar Ambiental, pôneis, coelhos e outras espécies estavam sem alimentação adequada e em meio à sujeira. O proprietário foi levado para a Delegacia Regional da Serra.

De acordo com o sargento Reis, da PM Ambiental, os policiais receberam uma denúncia anônima de que os animais - que ficam expostos na área interna do shopping - estavam em condições inadequadas no espaço. Ao chegarem ao local, os militares constataram a situação.

"Eles estavam sem alimentação, sem condições de higiene e com água suja para beber. O proprietário foi contactado e alegou que um dos tratadores faltou ao trabalho. Mesmo assim, ele foi levado para a delegacia", disse o sargento.

Segundo o policial, além dos maus tratos, o dono dos animais não apresentou um laudo de vistoria do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), autorizando a exposição dos animais. "Ele disse que tem esse laudo, mas que não estava com ele no momento", frisou.

De acordo com o sargento, o acusado assinou um termo circunstanciado na delegacia e foi liberado. Ele continuará com a guarda dos animais, mas terá de se adequar. 

"Solicitamos que ele providenciasse imediatamente comida e água para os animais, além de mantê-los em um local mais limpo. Vamos informar o fato ao Idaf, para que uma nova vistoria seja feita, e encaminhar o relatório ao Ministério Público, para que sejam tomadas as providências cabíveis", destacou.

O sargento informou ainda que o contrato entre o proprietário e o shopping será analisado, para apurar se o centro comercial tem alguma responsabilidade sobre o caso.

A assessoria de comunicação do grupo Sá Cavalcante, responsável pelo Shopping Montserrat, informou que o centro comercial é responsável pela locação do espaço para os organizadores da feira. Segundo a nota, o local é arejado visando o conforto e a segurança dos animais. 

O grupo Sá Cavalcante informou ainda que, desde a locação, a Secretaria de Meio Ambiente da Serra tem realizado vistorias regulares, atestando que o locador estava cumprindo com as recomendações repassadas.

Pontos moeda