Polícia

Operação tenta combater comércio ilegal de cervejas no Espírito Santo

Segundo o MPES, os donos de distribuidoras compravam as bebidas com o imposto de outros Estados, que é diferente do estipulado no Espírito Santo

Diversas distribuidoras de cervejas foram fiscalizadas na GV Foto: Divulgação

Distribuidoras de bebidas são alvo de fiscalização no Espírito Santo, nesta quarta-feira (02). Intitulada “Cerveja Fria”, a operação que busca combater o comércio ilegal de bebidas no Estado foi deflagrada pelo Ministério Público do Espírito Santo (MPES), por meio do Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), a Receita Estadual da Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ) e a Divisão de Crimes Fazendários da Polícia Civil (DCF).

Na primeira fiscalização, o alvo era um homem com mandado de prisão em aberto e suspeita de sonegação, mas ele não estava. A informação de vizinhos era de que ele não seria mais o proprietário do local. Nas outras duas, segundo os investigadores, os donos compravam a cerveja em revendedoras clandestinas fora do Estado e vendiam no Espírito Santo sem pagar a diferença do imposto capixaba, que é maior que nos estados vizinhos.

As investigações começaram após denúncias de empresários prejudicados com a fraude. Segundo o MPES, os donos de distribuidoras compravam as bebidas com o imposto de outros estados, que é diferente do estipulado no Espírito Santo, e traziam as cervejas para vender no comércio capixaba. Os materiais tinham nota fiscal, mas não poderiam ser vendidos aqui sem o pagamento da diferença no imposto.

Pontos moeda