Polícia

Delegacia abandonada em Cariacica vira abrigo de criminosos e usuários de drogas

Segundo moradores de Jardim América, há mais de cinco anos o prédio está "jogado às traças". Além disso, eles afirmam que o local é propício para a proliferação do Aedes aegypti

Segundo moradores, delegacia está abandonada há cinco anos e tem servido como abrigo para usuários de drogas Foto: TV Vitória

Moradores de Jardim América, em Cariacica, estão inconformados com o abandono da antiga Delegacia de Polícia do bairro. Segundo eles, há mais de cinco anos o prédio está "jogado às traças" e se tornou local de abrigo para vândalos e drogados. Além disso, eles afirmam que o local é propício para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya e Zika vírus.

Nesta sexta-feira (05), a equipe de reportagem da TV Vitória/Record esteve no local e mostrou de perto a situação da antiga unidade policial. É possível encontrar lixo tanto na parte de dentro quanto na área externa do imóvel, o que provoca mal cheiro no ambiente. Em uma cela desativada, há pedaços de latinhas de alumínio, o que dá a entender que usuários de crack estiveram no local.

"À noite, todos os moradores têm observado um grande número de andarilhos e vândalos frequentando esse lugar. A qualquer momento uma pessoa dessa pode abordar alguém da família da gente ou dos nossos vizinhos e trazer aqui para dentro. Fica uma situação muito difícil para a gente", disse o vigilante José Rodrigues.

A situação do prédio também é precária, com paredes destruídas e riscadas. No local foram encontrados aparelhos de televisão quebrados, diversos tipos de objetos espalhados pelo chão e até uma calcinha usada. Logo na entrada, há uma casinha de cachorro, onde uma cadela cuida de seus filhotes. Ao lado, há restos de ração e um pote com água.

Na parte de dentro da delegacia, é possível encontrar diversos tipos de objetos no chão, inclusive uma calcinha Foto: TV Vitória

Segundo moradores, o local não causa apenas medo da violência, mas também preocupação com a saúde pública. Em tempos de mobilização mundial contra o vírus Zika, vasos sanitários e canos expostos e até uma grande caixa d’água aberta na laje foram encontrados.

"Depósito de lixo, foco de rato, mosquito, barata, a caixa d'água está ali com a tampa aberta... Tem dois anos que a gente vem fazendo reportagens diferentes aqui e nada mudou", lamentou a dona de casa Elita Cristina Oliveira.

Por conta da situação precária, o Departamento de Polícia de Jardim América foi batizado com outro nome pelos moradores. "Departamento de problemas. E é problema muito sério, não é pequeno não. Nós estamos necessitados de uma melhora nesse local. Já tem 20 anos que eu moro aqui e não mudou nada. Só piorou", desabafou o pedreiro José da Silva.

O presidente da Associação de Moradores de Jardim América, Marcelo Davi, disse que enviou um ofício para a Prefeitura de Cariacica, pedindo uma solução para o problema. No entanto, segundo ele, ainda não teve a solicitação atendida.

"Me disseram, na primeira vez, que isso daqui estava prestes a ser um depósito da Polícia Civil. A população é totalmente contra isso. E a prefeitura quer construir aqui uma Secretaria de Ação Social. Então o Governo do Estado tem que definir, porque aqui virou depósito de dengue. Pessoas doentes, dependentes químicos estão aqui dentro e não tem um vigilante, uma segurança", protestou.

Em relação aos usuários de drogas, a Prefeitura de Cariacica informou que eles são inseridos em um programa de recuperação, desde que o usuário decida se submeter ao tratamento. 

Já a Polícia Civil informou que uma equipe de manutenção fará a vistoria e limpeza do local na próxima semana. A corporação ressaltou ainda que periodicamente a unidade recebe manutenção, mas, por enquanto, o local continuará sendo um depósito da Polícia Civil.

Pontos moeda