Polícia

Papagaio raro é resgatado pela Polícia Ambiental em Colatina

O papagaio-chauá, que se encontra na lista oficial de espécies ameaçadas de extinção, foi recolhido, pois era mantido em cativeiro de forma ilegal

A espécie corre risco de extinção e a proprietária da ave responderá por crime contra a fauna Foto: Divulgação/PMA

Um papagaio-chauá, criado em cativeiro de forma ilegal, foi resgatado por uma equipe do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) em Colatina, na tarde da última quinta-feira (14). De acordo com a polícia, a espécie corre risco de extinção e a proprietária da ave responderá por crime contra a fauna brasileira.

O fato ocorreu na localidade de Córrego Catita, distrito de Itapina, em Colatina. Durante patrulhamento preventivo na região, os policiais avistaram o papagaio em uma residência. Em contato com a moradora da casa, não foi apresentada nenhuma documentação de registro do animal e a nota fiscal de compra indicando a origem da ave, que também não possuía anilhas de identificação.

O papagaio-chauá, que se encontra na lista oficial de espécies ameaçadas de extinção, foi recolhido, pois era mantido em cativeiro de forma ilegal. Posteriormente a ave será encaminhada para tratamento veterinário e soltura no habitat natural. 

Por se tratar de crime ambiental, a proprietária deverá comparecer a Justiça para prestar esclarecimentos. A pena prevista é a de detenção de seis meses a um ano, além de multa de R$ 5 mil por indivíduo de espécie considerada ameaçada de extinção, conforme determina o Decreto Federal 6.514 de 2008.

Pontos moeda