Polícia

Policial que matou passageiro de ônibus em Vitória é afastado do cargo

A ação de um policial à paisana na tentativa de assalto em um ônibus do sistema Transcol, na noite última quarta-feira (02), resultou na morte do passageiro Cleverton Oliveira Cabral

A ocorrência foi atendida pela Polícia Militar Foto: TV Vitória

O policial à paisana que matou um passageiro do Transcol ao reagir a um assalto, na noite última quarta-feira (02), foi afastado de suas funções. A informação foi confirmada pelo subcomandante da Polícia Militar, coronel Ilton Borges, durante coletiva de imprensa.

"A partir da ocorrência, ele está afastado do serviço até para que a gente possa avaliar a condição dele. Esse afastamento vai perdurar até que a policia faça uma avaliação também da atitude tomada por ele no momento. O policial militar possui um treinamento, que leva em consideração as circunstâncias de ele não colocar em risco a vida das pessoas que estão em torno do local da ocorrência. É evidente que a gente precisa avaliar a questão da legítima defesa, se realmente ele não teve uma outra alternativa naquela situação", afirma Ilton.

Segundo o subcomandante, em tese, o PM teria agido em legítima defesa, mas a atitude também será avaliada. "A Polícia Militar vai aguardar o resultado dos procedimento policiais, que ainda estão em curso, pois existem pessoas que estavam no ônibus que estão sendo ouvidas, para ela avaliar a atitude adotada pelo policial. Em tese, a gente percebe que ele agiu amparado pela legítima defesa, mas é preciso fazer uma avaliação geral da atitude.  A PM vai estar avaliando tudo isso para inclusive definir quais atitudes tomar em termos disciplinares",explica Borges.

O caso

A vítima, de 29 anos, foi morta após um policial à paisana reagir a tentativa de assalto. O suspeito do assalto foi identificado como Fábio Pereira dos Santos, de 36 anos, que estava com um simulacro de arma de fogo anunciou o assalto. Fábio deu uma bolsa para um dos passageiros, identificado como Cleverton Oliveira Cabral, e disse para ele recolher os pertences dos demais. 

Um colega de trabalho de Cleverton, que estava no coletivo no momento em que tudo aconteceu, contou que o suspeito pediu para que os passageiros abaixassem as cabeças. Em seguida, ouviu os tiros e viu o colega baleado no chão. No final da Praia de Camburi, o policial à paisana, que estava nos fundos do coletivo reagiu e acabou acertando um tiro no peito de Cleverton, que morreu no local. Outro passageiro foi baleado e encaminhado para um hospital na Serra. Saiba mais

Pontos moeda