Polícia

Mais de 30 atentados com suspeita de participação de PMs são investigados, diz secretário

Para André Garcia, o movimento que tirou os militares das ruas já está perdendo forças. Nesta terça-feira (14), mais de 1,9 mil policiais responderam ao chamado

O secretário disse que fará uma visita ao frei no Convento da Penha Foto: Fred Loureiro/ Secom-ES

O secretário de Segurança Pública do Estado, André Garcia, afirmou que existe um grupo radical que tem praticado atentados para assustar a sociedade. Segundo ele, há mais de 30 denúncias na Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, em Brasília, com suspeita de participação de policiais. 

“Mesmo com o movimento perdendo força, temos um grupo que tem atentado contra a segurança pública. Será investigando se há a participação de policiais militares nesses eventos, como atentados claramente cometidos contra o transporte público, que é uma forma desses radicalizados tirar a rotina da vida das pessoas. Se os crimes tiverem participação de policiais militares e milícias, esses grupos serão combatidos. Vamos fazer também um pente fino em todos os homicídios que aconteceram”, afirmou Garcia.

Sobre o atentado no Convento da Penha, onde o dinheiro da igreja foi roubado e um frei de 80 anos acabou agredido, o secretário informou que o caso também será investigado. “Farei visita ao frei para manifestar nossa solidariedade e para dizer que estamos investigando essa ação com rigor. Não podemos abrir mão da autoridade e defendemos a sociedade, que não pode ficar refém”, disse.

"Vamos radicalizar com quem quer radicalizar e conversar com quem quer conversar", destacou

Para Garcia, o movimento que tirou os militares das ruas já está perdendo forças. Nesta terça-feira, mais de 1,9 mil policiais responderam ao chamado para realizarem o policiamento no Estado, sendo 700 só na Grande Vitória. Ele afirma que esse número já se aproxima da quantidade normal que atua todos os dias. Além disso, mais de 80 viaturas já estão sendo utilizadas.

“Eles estão entendendo que é hora de acabar com isso, que gerou constrangimentos para a corporação. Temos uma sequência de aumento da presença dos policiais, e nossa expectativa é de que ainda com as chamadas da tarde e de amanhã o número chegue mais próximo de todos os dias. Peço que a população acolha bem os militares e agradeço aos policiais que estão trabalhando”, destacou.

Processos administrativos 

Ao todo são 155 militares investigados Foto: Reprodução

No Diário Oficial do Estado, publicado nesta terça-feira, saiu uma lista com o nome de 155 militares que estão sendo investigados. Entre eles, 124 serão submetidos a Procedimentos Administrativos Disciplinares de Rito Ordinário, que é a formalidade para policiais quem têm menos de 10 anos de serviço. Segundo o secretário, esses processos podem resultar em demissões.

“Quem tiver respondendo ao PAD [Procedimentos Administrativos Disciplinares] deve ser afastado. Os processos podem resultar em demissões. A duração deles vai depender de cada processo. A folha de pagamento também está parada, foi retida, pois podemos fazer cortes de quem não está trabalhando”, afirmou. 

Ainda de acordo com André Garcia, mais policiais podem ser submetidos a Procedimentos Administrativos Disciplinares. “A hierarquia e a disciplina foram perdidas nesses dias, mas vamos reestabelecer a ordem, vamos radicalizar com quem quer radicalizar e conversar com quem quer conversar. Todos os esforços estão sendo feitos e se necessários outros também serão feitos”, alegou. 

Para o Carnaval Capixaba, o secretário afirmou que tudo já está sendo planejado. “Vamos tratar com o comandante da Força Nacional, mas não tem possibilidade de ser suspenso. O planejamento já está sendo feito e também pedimos para a sociedade continuar voltando a normalidade como vem sendo feito”. 

Pontos moeda