Política

Pesquisa: Mesmo com leve queda de Dilma, adversários não avançam

Petista recuou três pontos em relação ao levantamento do mês de maio. Adversários, que juntos somavam 38%, caíram para 35%. Dilma também leva vantagem nas pesquisas de segundo turno

Pesquisa mostra lenta tendência de queda de intenções de voto em Dilma, que em maio deste ano, registrava 37% Foto: Agência Brasil

Uma pesquisa do Instituto Data Folha, divulgada na manhã desta sexta-feira (06), mostra que a presidente Dilma Rousseff (PT) mantém a liderança na corrida às intenções de voto à Presidência da República. De acordo com o levantamento, a petista registra atualmente 34% da preferência do eleitorado. O senador Aécio Neves (MG) possui 19% das intenções de voto e o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB) tem 7% da preferência.

A pesquisa mostra uma lenta tendência de queda de intenções de voto em Dilma, que em maio deste ano, registrava 37%. No entanto, seus principais adversários, Aécio Neves e Eduardo Campos, que juntos somavam 38% das intenções do eleitorado, caíram para 35%. 

Os eleitores que disseram que anulariam o voto ou votariam em branco se a eleição fosse atualmente somam 17%. Outros 13% não sabem em quem votariam. O Datafolha entrevistou 4.337 pessoas em 207 cidades brasileiras entre a última terça-feira (3) e quinta-feira (5). A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

O levantamento do Datafolha indica um possível segundo turno, já que todos os outros candidatos somados têm 36% da preferência do eleitor — contra 34% da preferência por Dilma Rousseff. 

Segundo turno

A pesquisa também simula disputas em eventual segundo turno nas Eleições 2014. No primeiro cenário, com Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB), a petista mantém a maioria de votos, com 46% das intenções, contra 38% do tucano. Portanto, Dilma venceria e seria reeleita para um mandato de mais quatro anos.

Já numa disputa entre Dilma (PT) e Eduardo Campos (PSB), a petista conquistaria 47% dos votos se a eleição fosse nesta sexta-feira. O socialista teria 32%. Assim como o primeiro cenário, Dilma venceria nas urnas e teria mais um mandato de quatro anos. (Com informações do R7)

Pontos moeda