Política

Pesquisa revela preferência do capixaba para o Governo do Estado

No segundo turno entre Hartung e Casagrande, o instituto apurou que o peemedebista seria eleito com 50,4% das intenções de votos contra 33,8% do seu adversário

De acordo com a pesquisa, Hartung seria eleito no primeiro turno Foto: Divulgação

Na última semana de campanha eleitoral, o Instituto Flexconsult realizou uma pesquisa para avaliar a intenção de voto dos capixabas para os candidatos ao Governo do Estado e para o Senado. O levantamento foi feito entre os dias 20 e 27 de setembro. Se as eleições fossem hoje, na pesquisa induzida, o ex-governador Paulo Hartung seria eleito em primeiro turno. 

De acordo com o levantamento, Hartung teria 47,60% dos votos. Em segundo lugar aparece o governador Renato Casagrande com 29,40%. Em seguida vem Roberto Carlos (PT) com 2,2%; Camila Valadão (PSOL) 1,3% e Mauro Ribeiro (PCB) 0,3%. Votos brancos somam 5,1% e Não souberam, não responderam e indecisos são 14,1%. 

Em uma eventual disputa pelo Governo no segundo turno entre Hartung e Casagrande, o instituto apurou que o peemedebista seria eleito com 50,4% das intenções de votos contra 33,8% do seu adversário. 

Rejeição
De acordo com a pesquisa, o candidato Renato Casagrande tem o maior percentual de rejeição, com 13.8%. Em seguida vem Roberto Carlos (10,8%), Paulo Hartung (8,1%), Camila Valadão (7,2%) e Mauro Ribeiro (3,9%). Nenhum/todos são 20,6% e Não responderam, não souberam/indecisos representam 35,6%. 

Em um eventual segundo turno, Casagrande ainda tem o maior índice de rejeição. Pelo estudo, o socialista tem 32,30% contra 22,2% de Hartung. Nenhum/Todos 21% e Não souberam/não responderam e indecisos 24,50%. 

O cientista político Fernando Pignaton acredita que a onda de ataque e denúncias contra os adversários não influenciou na opinião do eleitor. "O que a gente percebe é que isso não está fazendo efeito e não está alterando substancialmente os resultados". 

O Instituto Flexconsult realizou mil entrevistas na Grande Vitória e regiões noroeste, litoral norte, Central e Sul entre os dias 20 e 27 de setembro. A margem de erro é de 3,1% e o Nível de Confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE com o número: ES-00027/2014 e BR-00866/2014.

Senado

A deputada federal Rose de Freitas (PMDB) seria eleita senadora do Espírito Santo se as eleições fossem hoje. Pelo menos é isso que aponta a pesquisa induzida realizada pelo Instituto Flexconsult.  

Presidência
A candidata Marina Silva (PSB) tem a preferência dos capixabas na corrida eleitoral pela presidência da república, de acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Flexconsult.  

Folha Vitória transmitirá apuração voto-a-voto 

O Folha Vitória vai transmitir, no próximo domingo, a apuração voto-a-voto das urnas do Espírito Santo. O eleitor capixaba vai poder acompanhar através do hotsite a contagem dos votos e conhecer, em primeira mão, os eleitos para os cargos de presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual. Se você ainda está indeciso, confira ainda no hotsite o perfil de todos os candidatos ao Governo do Espírito Santo e ao Senado. 

Transparência
O Instituto Flexconsult encaminhou uma carta à ONG Transparecia Capixaba informando que o resultado da pesquisa foi enviado para todos os veículos de comunicação do Espírito Santo. “Com a divulgação pública, todos ficam em iguais condições em termos de direito inalienável de acesso as informações de interesse publico", diz um trecho da carta. 

 

 

 

Pontos moeda