Política

Hartung confirma presença em cerimônia de posse dos deputados estaduais

De acordo com o rito específico de posse, o presidente convidará dois deputados para ocupar a 1ª e a 2ª secretarias, já que os deputados Solange Lube e Roberto Carlos não foram reeleitos

A Assembleia Legislativa empossará 30 deputados estaduais no domingo. Autoridades já confirmaram presença Foto: ​Divulgação

O governador Paulo Hartung (PMDB) e o vice Cesar Colnago (PSDB) já confirmaram presença na posse dos 30 deputados estaduais, que acontecerá domingo, às 10 horas, no plenário da Assembleia Legislativa. A cerimônia será presidida pelo deputado reeleito Theodorico Ferraço (DEM) que, coincidentemente, ainda é o presidente da Casa.

De acordo com o rito específico de posse, o presidente convidará dois deputados para ocupar a 1ª e a 2ª secretarias, já que os deputados Solange Lube (PMDB) e Roberto Carlos (PT) não foram reeleitos.

Além do governador e do vice, já confirmaram presença o procurador-geral de Justiça, Eder Pontes, e o presidente do Tribunal de Contas do Espírito Santo (TC-ES), Domingos Taufner.

Ainda são aguardadas as confirmações do presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJ-ES), Sérgio Bizzotto, do presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES), Álvaro Bourguignon, do presidente da Associação de Municípios do Espírito Santo (Amunes), Dalton Perim, e dos representantes das Forças Armadas no Espírito Santo.

De acordo com o chefe do Cerimonial da Assembleia, Sérgio Sarkis, os nomes que ocuparão as secretarias ainda não foram definidos. Ele explicou que os nomes poderão ser definidos até na hora da cerimônia de posse.

Após a composição da mesa, que terá o governador Paulo Hartung do lado direito do presidente da mesa, Ferraço, será lida pelo 1º secretário a lista com todos os nomes dos deputados em ordem alfabética.

Haverá a execução dos Hinos Nacional e do Espírito Santo. Logo após, o presidente lerá o compromisso de posse. “Prometo defender e cumprir as Constituições e as leis da República e do Estado, bem como desempenhar, fiel e lealmente, o mandato que me foi confiado pelo povo espírito-santense”.

Assim que assumir o compromisso, Ferraço pedirá a um parlamentar que proceda a leitura nominal dos nomes dos parlamentares por ordem alfabética.

“Os deputados dirão ‘assim o prometo’. Um por um até o último em ordem alfabética”, explicou o secretário-geral da Mesa Diretora, Carlos Eduardo Casa Grande. Ocorrida a leitura dos nomes e os deputados assumido o compromisso, o presidente dirá “declaro empossados todas as senhoras e senhores deputados que acabaram de prestar compromisso”.

Na sessão, haverá ainda a entrega da Comenda Domingos Martins que é conferida a parlamentares desde 2002. Receberão o grau de comendador os deputados Almir Vieira (PRP), Amaro Neto (PPS), Bruno Lamas (PSB), Edson Magalhães (DEM), Erick Musso (PP), Eliana Dadalto (PTC), Hudson Leal (PRP), Nunes (PT), Padre Honório (PT), Prof. Marcos Bruno (PRTB), Prof. Sérgio Majeski (PSDB) e Raquel Lessa (SDD) que vão exercer o primeiro mandato. 

O deputado Enivaldo dos Anjos (PSD) também receberá a comenda, pois, apesar de já ter exercido o cargo de deputado estadual, na época não era conferida a comenda para os parlamentares.

No plenário estarão reservados 180 lugares para convidados e autoridades. Na galeria, outros 180 lugares para quem quiser acompanhar a posse.

“Também colocaremos um telão na entrada da galeria para evitar tumultos e para que todos possam acompanhar a posse dos parlamentares”, explicou Sérgio Sarkis.

Pontos moeda