Política

Projeto do Aquaviário terá apenas uma lancha e BRT segue sem previsão para funcionar

Para os parlamentares membros da comissão, o secretário explicou sobre as obras e projetos que foram paralisados na transição entre os governos de Renato Casagrande e Paulo Hartung

Aquaviário passará por projeto piloto Foto: Divulgação

Ainda sem uma data prevista para ser inaugurado, o projeto do Sistema Aquaviário foi um dos muitos assuntos abordados, na manhã desta segunda-feira (18), pela Comissão de Infraestrutura, na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales).

De acordo com o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), Paulo Ruy Carnelli, o projeto inicialmente funcionará com apenas uma lancha, que servirá de piloto para a instalação definitiva do sistema.

“O aquaviário já existiu. Funcionou em 1978. Naquela época, não tínhamos a Segunda e Terceira Ponte. Quando as duas pontes foram construídas, o aquaviário teve o seu público reduzido. Queremos um projeto que não tenha um custo muito alto, que não tire dinheiro de outras áreas. Vamos fazer uma pesquisa com um projeto adequado. Esse projeto piloto com uma lancha nos ajudará a termos a dimensão da demanda. Ainda não decidimos a linha, mas devemos fazer o anúncio”, afirmou.

Para os parlamentares membros da comissão, o secretário  explicou sobre as obras e projetos que foram paralisados na transição entre os governos de Renato Casagrande (PSB) e Paulo Hartung (PMDB). “Essa comissão é muito importante. Eu disse como encontrei a secretaria. Posso dizer que existiu uma desorganização. Muitos anúncios foram feitos em um momento que não era adequando.O BRT e o Aquaviário, por exemplo, foram anunciados quando não era o momento”, disse.

Segundo Carnelli, o governo atual não tem condições de dar continuidade aos projetos anunciados pelo governo do socialista Casagrande. “Demonstrei com propriedade a atual situação. Todo mundo hoje sabe que foram tomadas na gestão passada decisões precipitadas. No Iopes, por exemplo, temos 86 projetos sugeridos pela gestão passada, quando, na verdade, só podemos dar continuidade a 45. Essa situação leva a necessidade de repaginação na secretaria. Neste mês estamos buscando recursos para continuarmos as obras no Estado”, explicou.

Uma reunião entre a Setop e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) está prevista para acontecer nos próximos dias. Segundo o secretário, o intuito é conversar  com o órgão sobre as obras que serão retomadas. “Vamos voltar com algumas obras de estrada. Conseguimos quitar algumas dívidas que ficaram da última gestão. Estamos retomando os trabalhos e planejando o futuro”, salientou.

No encontro desta manhã, Carnelli falou também sobre o BRT, projeto que criará faixas exclusivas para ônibus na Grande Vitória, agilizando o transporte de passageiros. De acordo com ele, foi montada uma comissão dentro da secretaria para tratar sobre o assunto. “O BRT é um projeto que ainda não foi recebido pelos técnicos. Eu criei um grupo de mobilidade urbana e eles realizam reuniões com a empresa que desenvolveu o projeto para que ele seja concluído. Só depois disso poderemos iniciar as obras. No entanto, vamos construir um viaduto em Carapina e um túnel na Ilha de Monte Belo para criar uma alternativa que liga a região Norte ao Centro da cidade. Todas essas obras já fazem parte de projetos que auxiliarão no BRT”, frisou. 

Pontos moeda