Política

Espírito Santo firma parceria para crianças e adolescentes com o UNICEF

Entre outros temas merecerão atenção da parceria: o enfrentamento da exclusão escolar, a prevenção da violência contra crianças e adolescentes e o desenvolvimento integral das crianças

Encontro aconteceu nesta manhã Foto: Divulgação/Governo

Na manhã desta quarta-feira (3), o Governo do Estado e o UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) reafirmaram uma parceria de cooperação técnica com o objetivo de promover a igualdade de direitos e oportunidades a todas as crianças e adolescentes no Espírito Santo. O encontro foi realizado no Palácio Anchieta, em Vitória.

De acordo com a assessoria do governo, o Norte do Estado será uma das regiões prioritárias da parceria, por meio do Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2013-2016, que envolve 19 municípios capixabas. São eles: Águia Branca, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Colatina, Ecoporanga, Jaguaré, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pancas, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, São Gabriel da Palha, São Mateus, Sooretama, Vila Pavão e Vila Valério.

Entre outros temas merecerão atenção da parceria: o enfrentamento da exclusão escolar, a prevenção da violência contra crianças e adolescentes e o desenvolvimento integral das crianças de 0 a 6 anos. 

De acordo com Gary Stahl, representante do UNICEF no Brasil, superar as desigualdades é uma estratégia de desenvolvimento. “Juntos, podemos chegar às crianças e aos adolescentes mais excluídos. Superar as desigualdades na garantia dos direitos da infância é a melhor estratégia de desenvolvimento”, afirmou.  

Para o governador Paulo Hartung (PMDB), o ato junto à Unicef é uma parceria importante. “Precisamos refletir bem sobre esse momento que estamos vivendo. É inegável que nos últimos anos o país  avançou em áreas sociais, mas temos que encarar alguns desafios como violência contra os jovens de forma técnica e articulada com políticas públicas sólidas. É muito importante este ato que estamos celebrando junto à Unicef, pois é uma forma de consolidar as conquistas já obtidas e partir para novos desafios com um importante parceiro”, destacou 

Selo Unicef

O Selo é uma certificação de padrão internacional que reconhece os esforços dos municípios do Semiárido que mais avançam na implementação de ações, programas e políticas públicas em favor da infância. Os municípios que se inscrevem no Selo assumem o compromisso de elaborar um diagnóstico participativo da situação da população de até 17 anos e um Plano Municipal de Ação para enfrentar os principais problemas que afetam meninas e meninos. Ao final do ciclo do Selo, os municípios que conseguem melhorar as condições de vida de suas crianças e adolescentes recebem o Selo UNICEF.

Pontos moeda