Política

Ministro garante retomada imediata das obras de dragagem do porto de Vitória

Ele garantiu ainda que as obras, que custarão R$ 128 milhões, ficarão prontas no início de 2016. Araújo lembrou ainda que o aumento da profundidade do porto será de 11 metros para 14 metros

As obras de dragagem do porto da Capital serão retomadas Foto: Divulgação/Governo

O ministro-chefe da Secretaria de Portos da Presidência, Edinho Araújo, durante uma reunião que aconteceu na última quinta-feira (6), em Vitória, assegurou que as obras de dragagem do porto da Capital serão retomadas imediatamente. Ele garantiu ainda que as obras, que custarão R$ 128 milhões, ficarão prontas no início de 2016.

"A dragagem é muito importante, pois permite que os navios de grande porte possam atracar. Temos certeza que obras começarão, pois houve acordo dentro do consórcio que executa, a pedido da senadora Rose [de Freitas]; do governador [Paulo Hartung]; e do deputado Lelo [Coimbra]", apontou o ministro.

Araújo lembrou ainda que o aumento da profundidade do porto será de 11 metros para 14 metros. "Apenas 1 metro pode significar milhões a mais em investimento", calculou.

O ministro reforçou também a assinatura da autorização do novo Terminal de Uso Privado (TUP) de carga geral da Nutripetro, em Aracruz. A área contemplada localiza-se fora da chamada poligonal Barra do Riacho - porto público que abriga terminais privados.

De acordo com ele, a alteração na poligonal vai atrair mais investimentos, ao permitir que a iniciativa privada saia da atual área delimitada e que o terminal privado existente, Portocel, possa ser ampliado. Também vai possibilitar que outros projetos portuários possam ser implantados na região.

Edinho Araújo ressaltou que a ação vai possibilitar novos empregos e facilidade para investimento. 

Pontos moeda