Política

Ministro da Educação participa de evento em Vitória nesta sexta-feira

Além do ministro, participam também a senadora Rose de Freitas, organizadora do evento, e o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)

Além do Encontro de Prefeitos, o ministro Mercadante vai inaugurar a expansão do Ifes Foto: ​Divulgação

O Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, está no Espírito Santo e participa do 10º Encontro de Prefeitos, que acontece nesta sexta-feira (26), em Vitória.

Além do ministro, participam também a senadora Rose de Freitas, organizadora do evento, e o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Idilvan Alencar.

Entre as discussões do evento, está o novo ciclo do Plano de Ação Articulada (PAR) que vai priorizar a educação infantil, primeira meta do Plano Nacional de Educação (PNE).

Na avaliação da senadora Rose de Freitas, os prefeitos precisam ser auxiliados para que fiquem atentos à elaboração de projetos e não percam recursos a que têm direito. 

"Além disso, o Ministério da Educação e o FNDE estarão aqui para estimular as equipes das prefeituras, colaborar com a capacitação dos agentes municipais e mostrar ferramentas para qualificação da Educação no Espírito Santo. Estarão aqui também para ajudar a solucionar o problema da inadimplência dos municípios no setor", afirmou a senadora.   

Além do Encontro de Prefeitos, o ministro Mercadante vai inaugurar a expansão do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) de Guarapari e participar do Dia da Mobilização Nacional da Educação no combate ao Zika vírus no município. A campanha teve a primeira ação realizada no último dia 19 de fevereiro.

Protesto

Na manhã desta sexta, manifestantes do Movimento Sem Terra (MST) protestaram em frente ao Centro de Convenções de Vitória, local onde ocorre o 10º Encontro de Prefeitos. Segundo informações da Central de Videomonitoramento de Vitória, os manifestantes estão no local desde às 9h30. O grupo é contrário ao fechamento de escolas rurais.

De acordo com informações da Polícia Militar, cerca de 30 pessoas estão no local e o protesto é pacífico.

O trânsito não foi alterado na região.

Pontos moeda