Política

Ministro vem ao Estado debater plano de educação com prefeitos capixabas

Aloizio Mercadante também irá inaugurar a expansão do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) de Guarapari e participar Dia da Mobilização Nacional da Educação no combate ao Zika vírus

A senadora Rose de Freitas fez a abertura do Encontro de Prefeitos nesta quinta-feira Foto: ​Divulgação

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, chega ao Estado nesta sexta-feira (26) para participar do 10º Encontro de Prefeitos, que acontece nesta quinta e sexta-feira (25 e 26) em Vitória. Mercadante irá debater com o Executivo municipal o novo ciclo do Plano de Ação Articulada (PAR). 

Além disso, o ministro irá inaugurar a expansão do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) de Guarapari e participar Dia da Mobilização Nacional da Educação no combate ao Zika vírus no município. A campanha teve a primeira ação realizada no último dia 19 de fevereiro.

Participação do FNDE

Além do debate com o ministro, a décima edição do Encontro de Prefeitos, organizado pela senadora Rose de Freitas, é oportunidade para a concretização de obras importantes junto ao governo federal, principalmente as relacionadas à educação infantil. 

No primeiro dia de encontro compareceram mais de 300 pessoas no Centro de Convenções de Vitória. Ao todo, 65 prefeituras, das 78 no Estado, estavam presentes com suas equipes.

O evento conta com a presença do presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Idilvan Alencar, e de sua equipe, que irão orientar os prefeitos sobre a forma mais adequada de conseguir recursos junto ao governo. Segundo o presidente, a meta é dar prioridade à educação infantil deste ano até 2019, por meio do novo ciclo do Plano de Ação Articulada (PAR).  

"A construção de creches, dentro do programa ProInfância, certamente é nosso principal foco. Hoje, são 140 obras em andamento no Espírito Santo", informou Alencar.

Pontos moeda