Política

Paulo Hartung é o principal nome do PMDB para a disputa presidencial, afirma colunista

Caso Temer não entre na disputa, Hartung deverá ser lançado pelo PMDB, e já estaria se movimentando nessa direção, informa a jornalista

Foto: Leonardo Duarte / Reprodução Facebook

O governador do Espírito Santo, Paulo Hartung (PMDB) foi apontado como principal nome do partido para a disputa presidencial em 2018. As informações são da jornalista Rosângela Bittar, chefe da Redação do Jornal Valor Econômico, que aponta ainda que há um mês o capixaba se movimenta “com mais desenvoltura nessa direção”.

Na avaliação de Bittar, atualmente, no governo federal existem três candidatos em cargos, que podem inflar candidaturas, que são: o próprio interino Michel Temer, o ministro da Fazenda Henrique Meirelles, e José Serra, ministro das Relações Exteriores.

No entanto, há a expectativa de que Temer não se lance como candidato, e somente uma melhora profunda no cenário econômico poderia alavancar a candidatura de Meirelles. Neste cenário, José Serra poderia entrar na disputa. No entanto, ele depende do apoio do PSDB, que pode não lhe dar a legenda. Desta forma, contaria apenas com o PSD de Kassab, mas que no momento apoia Meirelles.

Nas palavras de Bittar, “o PMDB não tem outro candidato neste momento a não ser Temer. É, apesar das insistentes negativas do Palácio do Planalto, para não atrapalhar a coalizão. Dizem que ele também vai vestir o pijama, e para dar credibilidade à negativa, lança um nome novo como possibilidade do partido. O mais viável desses lançamentos é o governador do Espírito Santo”.

Vale ressaltar ainda que a relação de Hartung e Temer é de proximidade e alguns nomes do governo local já se destacam em Brasília, como é o caso de Ana Paula Vescovi, que deixou a Secretaria da Fazenda e assumiu o Tesouro Nacional.

Pontos moeda