Política

PSDB e políticos lamentam morte de Jorge Donati; prefeito será enterrado no Rio

O PSDB, partido do prefeito de Conceição da Barra Jorge Donati, divulgou uma nota de pesar pelo falecimento do tucano, que ocorreu no início da tarde desta quinta-feira, em São Paulo

Jorge Donati estava a frente da Prefeitura de Conceição da Barra há sete anos e dez meses Foto: Divulgação

O PSDB, partido do prefeito de Conceição da Barra Jorge Donati, divulgou uma nota de pesar pelo falecimento do tucano, que ocorreu no início da tarde desta quinta-feira (3), em São Paulo. Donati, que estava internado há aproximadamente 15 dias no hospital Albert Einstein para o tratamento de uma cardiopatia, foi vítima de insuficiência cardíaca.

"A Executiva Estadual do PSDB Espírito Santo, com profundo pesar, manifesta sua solidariedade aos familiares, amigos, correligionários e eleitores do prefeito do município de Conceição da Barra, Jorge Donati, pelo seu falecimento ocorrido nesta quinta-feira, 03, na cidade de São Paulo, onde encontrava-se hospitalizado", diz a nota assinada por Jarbas de Assis, presidente estadual do PSDB.

O deputado Eustáquio de Freitas (PSB), também lamentou o falecimento do chefe do Executivo de Conceição da Barra.

"Nossos sentimentos aos familiares pela perda irreparável e que Deus os conforte neste momento de dor. Jorge Dufles Andrade Donati era empresário da Disa e foi o único prefeito a se reeleger no município de Conceição da Barra. Trabalhamos juntos em muitas frentes políticas pelo desenvolvimento do extremo norte. Era um gestor competente, sempre atento comigo às questões de interesse da população.Descanse em paz, Jorginho", declarou Freitas.

Gildevan Fernandes (PV), líder do governo na Assembleia Legislativa, foi outro deputado que lamentou a perda de Donati. "É com muita tristeza que recebemos a notícia da morte do prefeito de Conceição da Barra, Jorge Donati. Um amigo e companheiro de luta. Que Deus conforte o coração de toda a sua família", afirmou.

Enterro do prefeito será no Rio

Por meio de nota divulgada à imprensa, a Prefeitura Municipal de Conceição da Barra informou que o velório do prefeito acontecerá a partir das 12h desta sexta-feira (4) no Capela 1 do Cemitério do Caju, localizado no Rio de Janeiro, onde o corpo será cremado às 16 horas.

No texto, a assessoria de imprensa do órgão municipal ainda informou que a cidade decretou luto oficial de três dias pelo falecimento de Jorge Donati e que o comando da cidade agora está a cargo da então vice-prefeita Adélia Augusta de Mattos Pereira Marchiori. Também foi decretado ponto facultativo nas repartições públicas municipais, nos dias 3 e 4 de novembro. 

Confira a nota na íntegra:

"A Prefeitura Municipal de Conceição da Barra comunica, com profundo pesar, o falecimento do prefeito Jorge Duffles Andrade Donati, ocorrido no início da tarde desta quinta-feira, dia 03 de novembro de 2016, em São Paulo. Vítima de insuficiência cardíaca, Jorginho, como era carinhosamente chamado o prefeito, estava internado há cerca de 15 dias no Hospital Albert Einstein, para o tratamento de uma cardiopatia e aguardava o transplante de coração.

O velório do prefeito Jorge Donati será no Memorial do Carmo, Capela 1, Cemitério do Caju, localizado na Rua Monsenhor Manoel Gomes, 287, Caju, Rio de Janeiro – RJ, a partir das 12 horas desta sexta-feira, onde o corpo será cremado às 16 horas.

Jorginho estava a frente da Prefeitura de Conceição da Barra há sete anos e dez meses, tendo sido reeleito para o comando do município, com 66,45% dos votos válidos, nas eleições de 2012. Primeiro prefeito a ser reeleito no município, Jorginho era conhecido por sua inteligência e determinação.

Homem de visão, dedicava quase todo o seu tempo para o planejamento das ações e investimentos que tinham como principal objetivo o resgate da dívida social junto à população mais carente. Embora o seu legado seja maior que as obras que planejou e executou, Jorginho se destacou como um dos mais proeminentes prefeitos do Espírito santo, tendo realizado mais de 820 obras estruturantes e estratégicas em todo o município.

Falecido aos 57 anos, Jorge Donati deixa a esposa e um filho. Entre os servidores que compunham a sua equipe de gestão, fica o sentimento de perda do líder e amigo".

Donati era acusado de cometer três homicídios

O prefeito de Conceição da Barra era acusado por três crimes. No mais emblemático deles, conhecido como o crime na ilha, Cláudia Soneghete Donati, esposa do de Jorge Donati, e a empregada doméstica Mauricéia Rodrigues foram assassinadas por dois homens na Ilha do Frade, em Vitória em janeiro de 2003.

Após investigar o caso, o Ministério Público acusou Donati de ser o mandante do crime, pois estaria desconfiado da fidelidade de Cláudia Soneghete. O processo contra Donati ainda tramita no Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJ-ES).

Já o jardineiro Cristiano dos Santos Rodrigues, jardineiro da mansão onde o crime ocorreu, foi condenado a 38 anos e seis meses de prisão e se encontra detido na Penitenciária Estadual de Vila Velha I.

Donati também é acusado de mandar matar o sindicalista Edson José dos Santos Barcellos, em junho de 2010. O crime teria ocorrido, pois Edson montou um dossiê que listaria supostos crimes de improbidade cometidos por Jorge Donati. Ele chegou a ser condenado a 19 anos de prisão em regime fechado, mas o julgamento foi paralisado a partir do momento em que a desembargadora Heloísa Carielo pediu vistas.

Pontos moeda