Política

Prefeito de Itapemirim é afastado novamente pela Justiça

Luciano Paiva (PROS) foi afastado por 90 dias por suposto envolvimento em crimes de fraude em licitação, falsidade ideológica e formação de quadrilha

Luciano Paiva foi afastado da Prefeitura de Itapemirim por 90 dias Foto: Divulgação/Prefeitura

O prefeito de Itapemirim, Luciano Paiva (PROS), foi afastado mais uma vez de suas funções administrativas, dessa vez pelo prazo de 90 dias, por suposto envolvimento em crimes de fraude em licitação, falsidade ideológica e formação de quadrilha.

A decisão judicial foi tomada nesta quarta-feira (26) pela 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) após votação unânime. Além do afastamento, os desembargadores determinaram que o político, durante o período, não pode ter acesso a qualquer dependência do executivo municipal.

Durante o afastamento do prefeito, reeleito há quatro meses com cerca de 68% dos votos, a cidade será comandada pelo vice, Thiago Peçanha (PSDB).

O relator do caso, desembargador Adalto Dias Tristão, entendeu que o afastamento do prefeito é necessário, mesmo em início de novo mandato, quando "presente o risco irreparável à administração".

Outros afastamentos

Luciano Paiva já havia sido afastado da prefeitura em outras ocasiões. A última ocorreu em maio do ano passado, após uma operação do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), denominada Olísipo.

Os representantes legais do prefeito foram procurados pela reportagem, mas até o fechamento da matéria não haviam se pronunciado em relação ao caso.

Pontos moeda