A Lua cheia de julho, conhecida como “Lua do Veado”, irá enfeitar o céu na noite desta quinta-feira (10). O satélite natural da Terra estará totalmente iluminado e poderá ser visto no horizonte leste, a depender das condições climáticas.
O fenômeno é conhecido como Lua do Veado por coincidir com a época do ano no hemisfério Norte em que os chifres dos veados crescem ao atingirem a maturidade.
É comum que as civilizações norte-americanas nomeiem as luas cheias de cada mês conforme algum fenômeno sazonal que ocorre no mesmo período. A Lua cheia de julho também é chamada de “Lua do trovão”, por conta das chuvas, ou “Lua da muda”, em referência à troca de penas das aves, na região.
O que é a Lua do Veado?
No fenômeno, a Lua nasce no horizonte leste aproximadamente ao mesmo tempo em que o Sol se põe no horizonte oeste. Por estarmos no inverno do hemisfério Sul, o astro vai parecer mais próximo e mais baixo em relação à Terra, ficando ainda mais destacado no céu.
Em 2025, essa proximidade pode parecer ainda maior, por conta de um fenômeno que ocorre a cada 18 anos, em que a gravidade do Sol atrai a Lua para sua menor distância da Linha do Equador.
A Lua Cheia também pode parecer laranja devido à perspectiva observada da Terra, e não da cor dela em si. Esse efeito é causado pela luz solar refletida na Lua, passando pela atmosfera da Terra.
Como observar a Lua cheia?
A observação da Lua cheia depende das condições climáticas na sua região. Se o céu estiver nublado ou com chuva, será difícil visualizar o fenômeno. Em caso de céu limpo, você pode seguir algumas dicas:
- Encontre um local aberto, sem obstáculos como árvores ou fontes luminosas principalmente no horizonte leste;
- Esteja em locais escuros e afastados da cidade, onde é mais fácil observar os astros;
- Utilize uma bússola ou aplicativo de astronomia para localizar os astros no céu com mais facilidade;
- Olhar para o céu a olho nu ajuda a ter uma visão mais ampla, mas você também pode utilizar equipamento como o telescópio para ver com mais detalhes pontos específicos.
Caso não seja possível ver a Lua do Veado nesta quinta-feira (10), ainda será possível observar o fenômeno nesta sexta-feira (11), quando a Lua ainda parecer cheia.