A forte chuva que atingiu a Grande Vitória na noite de terça-feira (4) provocou grandes prejuízos em barracões de escolas de samba da capital. Carros alegóricos da Imperatriz do Forte e da Andaraí foram danificados às vésperas início do Carnaval de Vitória, que começa nesta sexta-feira (6).

Na Imperatriz do Forte, o estrago foi no principal carro da escola: o Abre-Alas. A estrutura foi atingida pela ventania dentro do barracão, teve o eixo quebrado e sofreu avarias em diversas partes. Além disso, tecidos e materiais de acabamento ficaram completamente encharcados e perderam o brilho, comprometendo o trabalho que já estava praticamente finalizado.

Em entrevista a reportagem do Folha Vitória, o diretor da Imperatriz do Forte, Daniel Modesto, explicou que já estamos providências para reverter o prejuízo da escola.

Estamos aqui no barracão fazendo o levantamento do que foi danificado. Identificamos que o eixo do carro quebrou, porque a chuva arrastou a alegoria de um lado para o outro. Já acionamos o mecânico e estamos mobilizando pessoas para ajudar.

Daniel Modesto, presidente da Imperatriz do Forte

Ele afirmou que a agremiação corre contra o tempo para conseguir concluir os reparos antes do desfile. “Ainda estamos avaliando tudo. Dependendo do tamanho do prejuízo, podemos precisar fazer algum tipo de vaquinha ou mobilização para dar conta dos custos”, disse.

A diretoria da Imperatriz divulgou um comunicado oficial reforçando que, apesar do prejuízo, a escola não vai desistir.

Confira a situação dos carros

Andaraí também teve alegoria atingida

A escola Andaraí também sofreu com a tempestade. Em comunicado nas redes sociais, a agremiação informou que a alegoria conhecida como “Mulembá” foi fortemente atingida pela chuva e pelo vento.

Nessa noite, uma de nossas alegorias foi duramente atingida por uma tempestade fortíssima, que acabou danificando nosso Mulembá. Mesmo com todas as dificuldades, iremos lutar bravamente para enfrentar mais essa”, publicou a escola.

CREA faz vistorias no Tancredão

Equipe do CREA está fazendo análise dos carros (Foto: Thiago Soares)
Equipe do CREA está fazendo análise dos carros (Foto: Thiago Soares)

Na manhã desta quarta-feira (4), equipes Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (CREA-ES) estiveram no Tancredão realizando inspeções técnicas nos barracões das escolas de samba. O objetivo é avaliar a segurança das estruturas e analisar os estragos provocados pelo temporal nos carros alegóricos.

A vistoria ocorre às vésperas do Carnaval de Vitória, que começa oficialmente nesta sexta-feira (6), no Sambão do Povo. Com o prazo curto, as escolas trabalham em ritmo acelerado para tentar recuperar o que foi perdido e garantir que os desfiles aconteçam normalmente.

Leiri Santana, repórter do Folha Vitória
Leiri Santana

Repórter

Jornalista pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e especializada em Povos Indígenas.

Jornalista pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e especializada em Povos Indígenas.