
Está quase na hora de botar o bloco na rua para o Carnaval de 2026, mas, antes, é preciso se adequar às regras. As prefeituras da Grande Vitória já definiram as primeiras normas que vão orientar os desfiles, com prazos, horários e critérios para a ocupação dos espaços públicos.
Veja o que pode e o que não pode no carnaval de rua capixaba deste ano:
Blocos de rua em Vitória
Os blocos de rua em Vitória poderão desfilar entre 24 de janeiro e 22 de março, no horário das 8h às 19h. Será permitido, no máximo, dois blocos desfilando ao mesmo tempo, e eventuais exceções serão analisadas pela Comissão dos Desfiles de Blocos de Rua.
Para desfilar, os blocos precisam solicitar autorização com mínimo de 15 dias de antecedência, pelo site da Prefeitura de Vitória.
O Circuito da Folia será mantido, com mudanças no sábado (14), quando os blocos saem durante o dia e, à noite, acontecem os desfiles das escolas de samba do Série Ouro, no Sambão do Povo. Após a dispersão, os foliões poderão seguir até o Tancredão, com acesso gratuito às arquibancadas.
Já no domingo, segunda e terça-feira, o percurso segue o modelo tradicional, com shows que ainda serão anunciados.
O secretário de Governo, Luciano Forrechi, destacou que está proibida a venda de bebidas em recipientes de vidro, regra que vale para comerciantes e ambulantes.
Sabemos que muitas pessoas vão para o Carnaval bem à vontade, de sandália ou até descalças, e o vidro pode acabar com a folia de alguém.
Luciano Forrechi
Blocos de rua em Vila Velha
Em Vila Velha, o pré-carnaval acontece de 31 de janeiro a 13 de fevereiro, e o carnaval oficial será de 14 a 17 de fevereiro. Para desfilar, os blocos precisam pedir autorização com pelo menos 30 dias de antecedência por meio da Comissão Municipal de Eventos (Comune).
Cada bloco poderá sair até um dia no pré-carnaval e até dois dias durante o oficial. O tempo máximo de cada desfile é de seis horas, com encerramento até as 19h. Após esse horário, a sonorização deve ser desligada e o público dispersado.
A Prefeitura também definiu limites de percurso e de quantidade de blocos: serão permitidos até dois blocos por região por dia, e os blocos das regiões 1 e 2 estão proibidos de realizar percursos com destino à avenida da orla.
Os organizadores ficam responsáveis contratação de segurança privada e pelo cumprimento das regras, incluindo o uso regularizado de trio elétrico. Fogos de artifício estão proibidos.

Blocos de rua em Cariacica
Em Cariacica, os blocos poderão desfilar das 17h às 21h, com mais uma hora destinada à dispersão. O município permite até três blocos de rua por dia e o trio elétrico só pode funcionar dentro do horário autorizado.
Os blocos devem seguir o trajeto aprovado no momento da inscrição e estão proibidos de fazer propaganda, vender produtos ou promover campanhas não autorizadas ao longo do percurso. Também fica permitido apenas o uso de músicas relacionadas ao Carnaval.
Confira os blocos autorizados em Cariacica
- Bloco Só BB
- Bloco Vai Dar o Que Falar
- Bloco Em Cima da Hora
- Bloco Bora Lá
- Quem Vem Participa
- Bloco Carnapiralto
- Bloco das Piranhas
- Bloco Piradinho
- Bloco Lambe Sal
- Bloco Eva e Adão
- Bloco das Virgens
- Bloco 705
- Bloco do GM
- Bloco Seu Boneco
Blocos de rua na Serra
A Prefeitura da Serra informou que as regras ainda estão em fase de definição e serão divulgados.
Blocos de rua em Guarapari
A Secretaria Municipal de Cultura da Guarapari informou que as regras ainda estão em fase de definição e serão divulgados.