Laísa Lima será mestre de bateria da Arranco do Engenho de Dentro. (Foto: Reprodução/Instagram @arranco.oficial)
Laísa Lima será mestre de bateria da Arranco do Engenho de Dentro. (Foto: Reprodução/Instagram @arranco.oficial)

Pela primeira vez, uma mulher cruzará o sambódromo da Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, no comando de uma bateria de escola de samba. Laísa Lima será mestre de bateria da Arranco do Engenho de Dentro, agremiação da Série Ouro do carnaval carioca.

Laísa é filha de Luiz Fernando Ribeiro do Carmo, o Laíla. Em 2025, ela atuou como diretora de tamborim da Beija-Flor de Nilópolis.

A escola de samba foi campeã com enredo em homenagem ao seu pai, que atuou durante anos como diretor de carnaval da agremiação e se tornou um dos grandes nomes da folia carioca. Laíla morreu em 2021 em decorrência de complicações por conta da covid-19.

Com forte ligação com o carnaval desde a infância, Laísa já passou pelo Vigário Geral, Paraíso do Tuiuti, Vila Isabel e Unidos da Ponte. Nas redes sociais, compartilha a vivência nas escolas de samba.

Neste fim de semana, ela se emocionou durante o ensaio técnico da Arranco do Engenho. Em uma rede social, ela compartilhou um vídeo emocionada e escreveu:

Choro de alívio e felicidade ao ver minha família Sensação na avenida, juntinhos pela primeira vez na Marquês de Sapucaí. A alegria tomou conta de mim. Foi um prazer e um grande desafio te conhecer por outro ângulo, Sapucaí.

Laísa Lima, mestre de bateria da Arranco do Engenho de Dentro

Carnaval de Vitória tem mulheres em postos de destaque

O Carnaval de Vitória também tem mulheres em postos de destaque. Letícia Jesus, por exemplo, será a voz oficial da Rosas de Ouro no desfile de 2026, que acontece no Sambão do Povo.

Letícia Jesus é a intérprete oficial da Rosas de Ouro, ao lado de Arthur Kadratz. (Foto: Reprodução/ Instagram @cantoralejesus)

Já Zezé Gegenheimer, da Chega Mais, e Andressa Bisi, da Império de Fátima, ocupam a presidência de suas agremiações e lideram a equipes responsável pelo planejamento, organização e concretização dos desfiles.

Zezé Gegenheimer e Andressa Bisi, presidentes de escolas de samba no Carnaval de Vitória. (Fotos: Reproduções/Instagram @bisi_andressa e @liesesoficial)