Carnaval

Cidade do Samba vai ter 7 barracões, área de eventos e acesso para embarcações em Vitória

Com 16 mil m², espaço será construído entre o Tancredão e o Sambão do Povo e vai reunir estruturas para escolas de samba e eventos culturais

Leitura: 3 Minutos
Cidade do Samba em Vitória
Edital de construção da Cidade do Samba foi lançado nesta terça-feira (Foto: Divulgação/Prefeitura de Vitória)

A capital capixaba vai ganhar um novo espaço dedicado à valorização da cultura carnavalesca. Foi lançado, nesta terça-feira (1º), o edital para a construção da Cidade do Samba, que será implantada em uma área de 16 mil m² entre o Tancredão e o Sambão do Povo, no bairro Mário Cypreste.

O complexo contará com sete barracões, espaço para eventos, infraestrutura de lazer e acesso por embarcações, integrando-se ao projeto Vitória Voltada para o Mar. A estrutura contará com dois galpões: o primeiro com quatro barracões e o segundo com três, onde serão confeccionados adereços, alegorias e carros alegóricos.

O projeto prevê ainda a construção de uma praça de eventos com 3.300 m², sede administrativa, quiosque bar/lanchonete, pet park, parque infantil e estacionamento. A orla será urbanizada com deck, arquibancada alagável e atracadouro para embarcações, ampliando o acesso e o potencial de visitação do espaço.

Confira imagens do projeto:

A proposta é transformar o local em um centro de referência do carnaval capixaba, reunindo infraestrutura adequada para os trabalhos das escolas de samba, além de fomentar a cultura, o turismo e a economia local.

Durante o evento de lançamento, o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, destacou a importância do investimento.

A Cidade do Samba representa dignidade, inclusão e reconhecimento a quem constrói o carnaval capixaba. É o maior investimento da história do samba no Espírito Santo, com estrutura para trabalhadores, famílias e até para os pets. Um marco para nossa cultura e uma vitrine para o Brasil, afirmou.

Passo histórico para a comunidade do samba

A iniciativa atende a uma antiga demanda da Liga Independente das Escolas de Samba do Grupo Especial (Liesge). Para o presidente da entidade, Edson Neto, o novo espaço trará organização ao trabalho das agremiações.

“Muitos veem como um luxo mas, na verdade, é uma necessidade urgente. Essa estrutura vai trazer dignidade, economia e organização para as escolas, evitando transtornos como o que vivemos nos últimos carnavais. Acredite, o nosso carnaval vai melhorar vinte vezes mais. Estamos dando um passo histórico que valoriza todos os profissionais que fazem essa festa acontecer”, disse.

Investimento para além do carnaval

O projeto, que será realizado com recursos da Prefeitura de Vitória, integra um plano maior de requalificação urbana já que o espaço pode ser uma nova alternativa para eventos de pequeno porte durante o ano todo.

A partir de agora, as empresas interessadas na execução do projeto devem enviar suas propostas, que serão analisadas pela equipe técnica da prefeitura.

Maeli Rhayra, editora de entretenimento do Folha Vitória
Maeli Radis

Editora de Entretenimento e Cultura

Editora de Entretenimento e Cultura do Folha Vitória. Formada em jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Editora de Entretenimento e Cultura do Folha Vitória. Formada em jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).