A capital capixaba vai ganhar um novo espaço dedicado à valorização da cultura carnavalesca. Foi lançado, nesta terça-feira (1º), o edital para a construção da Cidade do Samba, que será implantada em uma área de 16 mil m² entre o Tancredão e o Sambão do Povo, no bairro Mário Cypreste.
O complexo contará com sete barracões, espaço para eventos, infraestrutura de lazer e acesso por embarcações, integrando-se ao projeto Vitória Voltada para o Mar. A estrutura contará com dois galpões: o primeiro com quatro barracões e o segundo com três, onde serão confeccionados adereços, alegorias e carros alegóricos.
O projeto prevê ainda a construção de uma praça de eventos com 3.300 m², sede administrativa, quiosque bar/lanchonete, pet park, parque infantil e estacionamento. A orla será urbanizada com deck, arquibancada alagável e atracadouro para embarcações, ampliando o acesso e o potencial de visitação do espaço.
Confira imagens do projeto:
A proposta é transformar o local em um centro de referência do carnaval capixaba, reunindo infraestrutura adequada para os trabalhos das escolas de samba, além de fomentar a cultura, o turismo e a economia local.
Durante o evento de lançamento, o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, destacou a importância do investimento.
A Cidade do Samba representa dignidade, inclusão e reconhecimento a quem constrói o carnaval capixaba. É o maior investimento da história do samba no Espírito Santo, com estrutura para trabalhadores, famílias e até para os pets. Um marco para nossa cultura e uma vitrine para o Brasil, afirmou.
Passo histórico para a comunidade do samba
A iniciativa atende a uma antiga demanda da Liga Independente das Escolas de Samba do Grupo Especial (Liesge). Para o presidente da entidade, Edson Neto, o novo espaço trará organização ao trabalho das agremiações.
“Muitos veem como um luxo mas, na verdade, é uma necessidade urgente. Essa estrutura vai trazer dignidade, economia e organização para as escolas, evitando transtornos como o que vivemos nos últimos carnavais. Acredite, o nosso carnaval vai melhorar vinte vezes mais. Estamos dando um passo histórico que valoriza todos os profissionais que fazem essa festa acontecer”, disse.
Investimento para além do carnaval
O projeto, que será realizado com recursos da Prefeitura de Vitória, integra um plano maior de requalificação urbana já que o espaço pode ser uma nova alternativa para eventos de pequeno porte durante o ano todo.
A partir de agora, as empresas interessadas na execução do projeto devem enviar suas propostas, que serão analisadas pela equipe técnica da prefeitura.