Foto: Reprodução/ Instagram @edsonpapofurado
Foto: Reprodução/ Instagram @edsonpapofurado

Referência e uma das vozes mais marcantes do Carnaval de Vitória, Edson Papo Furado será homenageado pela Unidos da Piedade em 2026. A escola de samba mais antiga da Capital capixaba anunciou a escolha do tema do enredo nesta quinta-feira (3).

A “mais querida” quer o homenagear ainda em vida. A agremiação ainda não definiu a narrativa para o desfile que destacará o talento e a irreverência de quem “arrupiou o pêlo” — grito de arrancada que Papo Furado fazia quando interprete da Piedade — de muitos sambistas.

LEIA TAMBÉM:

O desfile será assinado pelo carnavalesco Vitor Vasale. A família de Edson celebrou a homenagem e se disse honrada com o reconhecimento.

Papai sempre carregou a escola no coração. Ele vive para o samba. Quando chegava a época do Carnaval, ele vivia o enredo, as fantasias, as alegorias. Ele respirava a Unidos da Piedade. E saber que ele será o enredo o deixa ainda mais apaixonado nessa agremiação, que foi o fio condutor que ligava a vida dele. Nós, filhos e familiares, estamos muito felizes e honrados com essa homenagem“, disse a filha Edilene Rodrigues Nascimento, uma das seis filhas, ao Folha Vitória.

Natural da Serra, Edson Rodrigues Nascimento, o Papo Furado, completou 86 anos em março. Um dos fundadores da Piedade, ele foi o primeiro intérprete da agremiação e se manteve no posto por mais de 20 anos.

Baluarte do samba capixaba, em 2024, ele precisou ser hospitalizado após sofrer um infarto e um acidente vascular cerebral (AVC) e não desfilou.

No desfile de 2025, quando a escola teve os Ibejis como enredo, Papo Furado foi um dos destaques da segunda alegoria, que recebeu o nome de “Os Ibejis enganam a morte”.

Edson Papo Furado no desfile da Unidos da Piedade no Carnaval de Vitória 2025. (Foto: Thiago Soares/Folha Vitória).
Foto: Thiago Soares/ Folha Vitória
Gabriel Barros

Produtor web

Gabriel Barros é jornalista formado pelo Centro Universitário Faesa e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atua desde 2018 no jornalismo capixaba. Em 2020, passou a integrar a equipe do jornal online Folha Vitória, em coberturas sobre o cotidiano das cidades do Estado, política e cultura.

Gabriel Barros é jornalista formado pelo Centro Universitário Faesa e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atua desde 2018 no jornalismo capixaba. Em 2020, passou a integrar a equipe do jornal online Folha Vitória, em coberturas sobre o cotidiano das cidades do Estado, política e cultura.