A Mocidade Independente de Padre Miguel, escola de samba do Rio de Janeiro, vai celebrar o legado de Rita Lee em 2026.
O enredo “Rita Lee, a padroeira da liberdade” foi anunciado nesta quinta-feira (22) pela estrela verde e branco da zona oeste carioca. A data também marca a estreia de “Ritas”, documentário sobre a carreira da artista, nos cinemas.
LEIA TAMBÉM:
A agremiação explicou que, mais que uma homenagem, quer exaltar a trajetória musical, estética e comportamental da artista que se tornou símbolo de irreverência e liberdade no Brasil.
Cantora e compositora, Rita faleceu em maio de 2023, aos 75 anos. Segundo a escola, ela será homenageada com um desfile que busca refletir a influência dela como ícone da cultura pop brasileira, desde os tempos de Mutantes até sua carreira solo.
Para marcar o anúncio, pontos turísticos do Rio de Janeiro amanheceram com uma intervenção artística especial: os famosos óculos vermelhos de Rita foram reproduzidos em larga escala e instalados em locais como a Lapa, o Largo da Carioca e o Museu do Amanhã.
O desfile será assinado pelo carnavalesco Renato Lage. A agremiação será a primeira escola a desfilar na segunda-feira de Carnaval, 16 de fevereiro, na Marquês de Sapucaí.