A Estação Primeira de Mangueira anunciou que vai homenagear o amapaense Raimundo dos Santos Souza, conhecido como mestre Sacaca, no carnaval do Rio de Janeiro em 2026.
O enredo “Mestre Sacaca do encanto Tucuju: o guardião da Amazônia Negra” vai valorizar as tradições afro-indígenas e o saber ancestral de Sacaca, figura emblemática do Amapá, conhecido por tratamentos naturais com garrafadas, chás e unguentos.
Ele se tornou símbolo de resistência cultural e foi apelidado de “doutor da floresta” por seu trabalho em diversas comunidades amazônicas.
LEIA TAMBÉM:
Quem foi mestre Sacaca?
Mestre Sacaca morreu em 1999, aos 73 anos. O legado é preservado no Museu Sacaca, no Centro de Macapá. A trajetória mistura ciência popular, religiosidade e medicina tradicional. Ele foi uma das personalidades mais marcantes da cultura popular do Amapá.
Além de curandeiro e xamã, Sacaca foi também uma figura presente no carnaval amapaense, participando por mais de duas décadas como Rei Momo.
O desfile da Mangueira será assinado pelo carnavalesco Sidnei França. A escola será a quarta e última a desfilar no domingo, 15 de fevereiro.