
A Convenção-Quadro da ONU sobre a Mudança do Clima (Unfccc) divulgou na segunda-feira (10), dia de abertura da Conferência das Nações Unidas Sobre Mudança Climática (COP 30), que a conferência teve 56.118 inscritos, de 194 países.
Destes, 13.948 são funcionários do evento, da ONU, seguranças e voluntários, 13.402 de organizações observadoras e 23.509 de partes/Estados observadores.
Dados das Nações Unidas sobre a participação em COPs anteriores mostram que a participação mais alta registrada até agora foi na COP 28, realizada em 2023 em Dubai (Emirados Árabes). Na ocasião, o quórum foi de 70 mil, entre delegações dos países, observadores (ONGs, jovens, entidades empresariais, sindicais, agrícolas, ambientalistas e científicas), imprensa e representantes da ONU.
O número de participantes da COP no Brasil é o segundo maior nos 30 anos das conferências. Os números por categoria de participante na COP 30 ainda não foram divulgados.
Durante os preparativos, os preços altos de hospedagem em Belém fizeram com que países demorassem a confirmar sua participação na conferência. Alguns reduziram o tamanho de delegações, levantando preocupações sobre um possível esvaziamento que prejudicaria a legitimidade da conferência.