
Vila Velha vai levar à Conferência do Clima das Nações Unidas (COP 30), em Belém (PA), iniciativas que vão desde a revitalização de parques e áreas de preservação até a inclusão de alimentos da agricultura local na merenda escolar municipal. O prefeito Arnaldinho Borgo embarca neste domingo (9) para apresentar estratégias que estão sendo adotadas na cidade para enfrentar as mudanças climáticas.
A COP 30 acontece entre 10 e 21 de novembro e marca a primeira edição realizada na Amazônia. O evento reforça o papel do Brasil na transição ecológica global, com destaque para cidades resilientes, bioeconomia e agricultura sustentável.
Merenda escolar com apoio de produtores locais
Na segunda-feira (10), o prefeito será palestrante na Blue Zone, área oficial das delegações internacionais, em um painel sobre sistemas alimentares sustentáveis.
Ele vai apresentar as medidas que fortaleceram a agricultura do município, como a criação da Secretaria de Agricultura e Pesca e o incentivo para que produtores locais forneçam alimentos para a merenda escolar, iniciativa que gera renda, reduz emissões e promove segurança alimentar.
Com 54% de seu território formado por área rural, Vila Velha tem apostado no campo como motor de desenvolvimento e de sustentabilidade urbana.
Na quarta-feira (12), Arnaldinho participa de um painel na Green Zone para discutir políticas inovadoras na gestão de resíduos sólidos, ao lado de representantes de governos e instituições de pesquisa. A cidade levará experiências em economia circular e baixo carbono, integradas ao planejamento urbano.
“Queremos cooperar, aprender e inovar juntos. Cada investimento em resiliência é um investimento no futuro das cidades costeiras. Vila Velha está transformando riscos em resiliência e inovação.”
Arnaldinho Borgo, prefeito de Vila Velha
Além das ações rurais, Vila Velha apresentará um conjunto de projetos ambientais e de adaptação climática, como:
- Revitalização e requalificação de unidades de conservação: Parque Natural Municipal de Jacarenema, Morro do Moreno, Parque da Manteigueira e Morro do Penedo;
- Recuperação de áreas de restinga e áreas de preservação permanente;
- Plano Diretor de Arborização Urbana e implantação de parques lineares;
- Construção de Estações de Bombeamento de Águas Pluviais (EBAPs) e investimentos em macrodrenagem.
Segundo Arnaldinho, essas iniciativas estão alinhadas ao programa Vila Velha Descarbonizada, que prepara a cidade para o futuro com foco em neutralização de carbono, infraestrutura resiliente e preservação ambiental.
A participação do prefeito na conferência ocorre a convite do ICLEI, rede internacional de cidades comprometidas com o desenvolvimento sustentável.