Do ateliê para a rua e vice-versa: a obra do artista Genivaldo Amorim

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Isa Bandeira

“Crazy People”, projeto do artista Genivaldo Amorim inova ao escolher um suporte improvável: uma caçamba de coleta de entulhos. Esse projeto ocorreu em 2014 na cidade de Valinhos, situada a 90 km da capital de São Paulo, onde o artista reside e trabalha atualmente. Essa obra específica ilustra a diversificação de sua trajetória, utilizando como base para sua intervenção artística um elemento que remete aos seus “bichos”, tema presente em várias de suas obras.

Genivaldo traz consigo a bagagem da pintura, do desenho e da escultura, referências que transparecem em seus grafites, explorando uma perspectiva abstrata. Ele compartilha: “Eu gosto muito de pintar… adoro voltar a pintar na rua, adoro ficar na rua, porque é diferente. Estar ali é outra coisa, você está lidando com todo tipo de gente, as pessoas passam, a relação é muito diferente do que você está produzindo no ateliê…”.

Genivaldo Amorim. S/título, esmalte s/metal, Valinho, São Paulo, 2014. Foto: Genivaldo Amorim.

Uma verdadeira usina de ideias, Genivaldo tem experimentado diferentes suportes para expressar suas criações, modificando a paisagem urbana e surpreendendo aqueles que transitam por esses espaços.  Recordo-me de uma conversa em que rimos um pouco sobre a teimosia em ser artista e a obstinação em concretizar os projetos mais impensáveis.

Por fim, compreendi que seu objetivo principal é proporcionar acesso à arte e ampliar seu público, buscando estratégias e alternativas que, ao sair dos espaços tradicionais, institucionais e privados, visam gerar novas perspectivas sobre a arte.

Referência/Rede social: @genivaldo_amorim | www.genivaldoamorim.com

 

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Isa Bandeira

Doutora em Comunicação e Cultura, Universidade de São Paulo (2017), Mestre em História e Historiografia da Arte, Universidade de São Paulo, (2012). Graduada em Arquitetura e Urbanismo e Graduada em Pintura pela Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Arquitetura de exposições, projeto expográfico. Curadora Independente.