Arte+
A tela em branco e a imaterialidade na arte atual
Uma reflexão sobre a arte contemporânea através da obra de Jens Haaning, que entregou tela em branco em vez de dinheiro
Arte+
Uma reflexão sobre a arte contemporânea através da obra de Jens Haaning, que entregou tela em branco em vez de dinheiro
Arte+
Fernando Augusto segue reflexão sobre ligação entre arte, ecologia e Coca-Cola, e o que pode a arte frente à necessidade de mudar paradigma
Arte+
Num texto poético, o artista, escritor e músico Elton Pinheiro faz uma análise crítica sobre a instalação sonora "Sentinelas", localizada no Parque Cultural Casa do Governador, em Vila Velha.
Arte+
O que define uma obra de arte como verdadeira ou falsa?
Arte
As I.As. dedicadas à Arte Visual que vem invadindo os ambientes e plataformas digitais recorrem ao poder de apropriação e replicação de dados e informações sobre Obras de Arte para gerar imagens à semelhança delas, mas a Ai-Da adota um caminho alternativo: investe na elaboração de obras “originais” pelas suas próprias “mãos” ou seriam garras?
Arte
No Mercado de Arte Visual é comum lidar com aspectos distintos: materiais, e imateriais. As Obras de Arte, neste contexto, implicam na produção material para dar-lhes existência como nas modalidades técnicas tradicionais, ou nas proposições atuais, neste caso, saber quanto custam ou quanto valem é uma questão complexa, pois há muitas variáveis que determinam, atuam […]
Arte
Cabe à curadoria a complexa operação de articulação das obras com o espaço físico na elaboração de um desenho expográfico que sugira um percurso, tanto quanto a percepção de relações entre obras supostamente diferentes entre si.
Arte
O escritor, dramaturgo e tradutor Erlon José Paschoal vai lançar seu livro “Nem tudo são flores”, pela Cândida Editora, neste sábado (14), às 16h, no Centro Cultural Triplex, localizado no Centro de Vitória. Com um texto teatral irônico, mordaz e envolvente, a trama é protagonizada por uma família de bem e suas ligações perigosas com […]
Arte+
Quando fazemos arte, pensamos em eternidade, mesmo que seja, como canta Vinicius de Moraes "eterno quanto dure".
Arte
Esta imagem representa bem o “estado” e a banalização das polêmicas e comentários midiáticos que surgiram desde o momento em que a instalação “Comediam”, de Maurizio Cattelan, foi exibida pela primeira vez em 2019 na feira de Arte de Miami e recentemente leiloada por valores nada banais. Na ocasião da mostra foram vendidas as três […]
Arte
A grande final promete ser uma noite memorável, celebrando o talento e a diversidade da música capixaba, com apresentações de Cesar Baldan & Tatá Rocha, Elaine Augusta, Ilus, Jardel Miguel, Kael, Luto Horror Club, Marcelo Sill (banda L20), Norbim, Smile e Vitu. Com estilos que vão do rock ao samba, passando pela MPB, hip-hop e fusões contemporâneas, os artistas refletem a pluralidade e o talento da música autoral produzida atualmente no Espírito Santo.
Arte
Voltemos ao termo curadoria. Ele implica as considerações postas acima, mas pode mesmo ser simplesmente o efeito de um ato prosaico, cotidiano de escolher: separar algo entre os demais. O estranho tem sido o uso desmesurado do termo no campo da vida comum, deslocamento de algo específico do campo das artes para outro lugar. Sempre tenho em mente a ação profícua de Pietro Maria Bardi como curador do MASP, viajando, visitando acervos particulares, elencando, doando, adquirindo e conservando obras fundamentais da história da arte ocidental para compor o acervo daquele museu. Trata-se da figura ímpar que mescla o guardião de um acervo, promotor de políticas de aquisição de obras, organizador e intérprete de obras e sinais em mostras, as quais aproximam o fechado do museu ao aberto da visita pública. Hoje temos outras possibilidades de curadorias, tantas quantas são as diversas maneiras de manifestação em arte contemporânea, onde operam o diverso, o obtuso, o fora do eixo e outras situações de fronteira em que se encontram as imagens.
Arte
Voltemos ao termo curadoria. Ele implica as considerações postas acima, mas pode mesmo ser simplesmente o efeito de um ato prosaico, cotidiano de escolher: separar algo entre os demais. O estranho tem sido o uso desmesurado do termo no campo da vida comum, deslocamento de algo específico do campo das artes para outro lugar. Sempre tenho em mente a ação profícua de Pietro Maria Bardi como curador do MASP, viajando, visitando acervos particulares, elencando, doando, adquirindo e conservando obras fundamentais da história da arte ocidental para compor o acervo daquele museu. Trata-se da figura ímpar que mescla o guardião de um acervo, promotor de políticas de aquisição de obras, organizador e intérprete de obras e sinais em mostras, as quais aproximam o fechado do museu ao aberto da visita pública. Hoje temos outras possibilidades de curadorias, tantas quantas são as diversas maneiras de manifestação em arte contemporânea, onde operam o diverso, o obtuso, o fora do eixo e outras situações de fronteira em que se encontram as imagens.
Arte
Se as Feiras de Arte Visual serão ou não consideradas um “mal do século”, não é possível prever, no entanto, é possível perceber que atuam e determinam como o fluxo da produção artística é tratado ou manipulado neste momento histórico. A enorme quantidade de feiras que ocupam os muitos espaços na Europa, na Ásia, na África, nas Américas e em todos os rincões do mundo dão uma ideia do poder que este mercado vem assumindo nos últimos anos, isto é facilmente constatado pela velocidade e intensidade com que vem se “alastrando”.
Arte
O Programa de Pós-graduação em Artes da Ufes, coordenado pela professora Stela Maris Sanmartin, recebe em Vitória, de 12 a 14 de novembro, o 4º Congresso Internacional de Criatividade e Inovação, organizado pela Associação Brasileira de Criatividade e Inovação - CRIABRASILIS.