Portal das montanhas capixabas, capital estadual da logística ou berço da imigração açoriana no Estado. Não importa como você conhece Viana, a cidade costuma marcar a vida dos seus moradores ou das pessoas que visitam seus pontos turísticos.
O município da Grande Vitória já é conhecido por sua vocação para o turismo ambiental e de aventura, pela gastronomia cativante e pelos inúmeros pontos históricos e culturais. Entretanto Viana guarda curiosidades capazes de encantar ainda mais quem, por qualquer motivo, passe por lá.
É por isso que hoje separamos cinco curiosidades que talvez você não saiba sobre Viana.
1. A ilha de Viana

A região de Araçatiba é reconhecida por abrigar um importante patrimônio histórico-cultural. O quilombo urbano já foi fazenda e refúgio para negros escravizados, em meados do século XVII, e hoje preserva lendas e tradições que fazem parte do imaginário vianense.
Mas você sabia que a região também é uma ilha? Cercada pelos rios Claro e Jacarandá, a geografia da região faz com que ela seja considerada uma ilha, já que é rodeada de água por todos os lados.
Por isso, além de abrigar pontos turísticos conhecidos, como a Árvore que Chora e a Igreja de Nossa Senhora d’Ajuda, o local também se destaca por sua riqueza natural e preservação ambiental.
2. Cerâmicas do Sítio Alecrim



Você já imaginou encontrar artefatos de outros países no quintal de casa? Foi o que aconteceu com a Ivone e o Luiz Carlos, que se mudaram há um ano para o Sítio Alecrim, na região de Bonito.
Durante as atividades cotidianas, vieram as descobertas fora da rotina: azulejos, pedras e moedas de países como Inglaterra, França e África do Sul.
Foram tantos achados que o casal decidiu criar um “acervo arqueológico” do sítio, onde armazenam as peças descobertas.
3. O Castelo de Viana

Talvez quem conheça as belezas naturais de Viana ou suas construções históricas já considere a cidade um lugar mágico. Entretanto há outro elemento inusitado que contribui para que o local se pareça ainda mais com uma cena de filme: o Castelo de Viana.
A construção imponente está situada na região de Formate. Com paredes externas em formato de muralhas e talhado nas roças da região, o castelo foi construído por José Paulo Sebin, como uma forma de homenagear a mãe.
José mora na Itália há 30 anos, mas, de tempos em tempos retorna às terras vianenses para continuar algumas construções em andamento no terreno do sítio.
4. Fazenda de búfalos

Outra curiosidade, que já faz parte das paisagens rurais da região de Bonito, é a Fazenda de Búfalos da família Zucoloto.
Iniciada em 2003, com apenas três animais, a criação chama atenção de quem passa pelas estradas, de onde é possível ver o rebanho pastando tranquilamente.
5. Criação de abelhas e produção de mel

E você sabia que Viana é conhecida também como a Cidade do Mel? O município se destaca pela criação de abelhas e produção da iguaria.
A apicultura local é forte, com diversos produtores espalhados pela região. Na cidade, é possível encontrar polos de valorização da atividade, como a “Casa do Mel”, da Associação Vianense de Apicultores (Aviapes), localizada na Fazenda Experimental Engenheiro Reginaldo Conde, do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em Jucuruaba, Viana.
Uma cidade para vivenciar
Com sua pluralidade de opções turísticas, gastronômicas e culturais e histórias que se destacam a cada esquina, Viana é uma cidade para quem gosta de ir além: um local para vivenciar e ter novas experiências.
E o melhor é que esse roteiro de viagem é vivo, diverso e acessível. Entre patrimônio cultural, sabores locais e curiosidades que despertam a imaginação, Viana se revela como um destino que surpreende mesmo quem acha que já conhece a cidade. Um convite certo para colocar o município na lista de próximas viagens.