
Com 79 anos de história, a Águia Branca reafirma seu compromisso com a excelência, o cuidado com as pessoas e a construção de um futuro sustentável. Presente na vida de milhões de passageiros em todo o país — especialmente no Espírito Santo —, a empresa foi novamente reconhecida pela pesquisa Marcas Ícones como a mais lembrada na categoria Transporte Rodoviário de Passageiros.
Conectando mais de 750 destinos em nove estados, com uma frota de 650 ônibus e mais de sete milhões de passageiros transportados por ano, a Águia Branca está presente em mais de 80% dos municípios capixabas.
“A Viação Águia Branca é, mais uma vez, lembrada porque permanece presente e próxima dos capixabas, com excelência e respeito em tudo o que faz. Trabalhamos diariamente para oferecer segurança, conforto, inovação e relacionamento em cada viagem”, afirma o diretor de Novos Negócios da empresa, Thiago Chieppe Juffo.
Águia Branca: operação conta com apoio da IA
A operação é conduzida por motoristas treinados, monitorados por câmeras com inteligência artificial, e supervisionada 24 horas por dia pelo Centro de Controle Operacional (CCO), que acompanha todas as viagens em tempo real.
A empresa oferece múltiplos canais de venda acessíveis — Zap Passagens, aplicativo, site, agências físicas —, além de comunicação ativa nas redes sociais e atendimento voltado para empresas e viajantes frequentes, por meio do modelo corporativo “Embarque Já”.
Ações de encantamento, como o ônibus temático do Chico Bento, em parceria com a Mauricio de Sousa Produções, reforçam o compromisso da marca em criar experiências memoráveis.
“Essa atuação consistente e focada no cliente contribui para que sejamos uma marca lembrada pelos nossos clientes”, afirma o diretor.
Thiago acredita que o reconhecimento da marca não está atrelado a um único marco, mas sim à solidez construída em cada trajeto:
“Se existe um ponto de virada na nossa história, ele não está em um único episódio, mas na construção diária da confiança. Foi nas milhares de viagens que conectam o Espírito Santo ao Brasil, nas histórias de quem parte e de quem chega, que nossa marca se consolidou no coração do capixaba”.
Conexão emocional com a marca
Para ele, a lembrança do público nasce da conexão emocional com a marca: “Mais do que uma empresa de transporte, nos tornamos parte da vida das pessoas. E esse, para nós, é o verdadeiro reconhecimento: ser lembrados como sinônimo de acolhimento, segurança e conexão com as origens. É essa relação de confiança e emoção que faz da Águia Branca uma marca que marca”.
O tema da edição 2025 de Marcas Ícones – “Histórias que constroem o futuro” – dialoga diretamente com o posicionamento da empresa. “Este é o legado que a Águia Branca tem orgulho de construir: um futuro onde mobilidade, sustentabilidade e cuidado com as pessoas caminham juntos”, afirma Thiago.
A frota da empresa conta com veículos equipados com tecnologia Euro 5 e Euro 6, voltada à redução de emissões de gases poluentes. A Águia Branca também reutiliza a água do ar-condicionado dos ônibus, realiza manutenção preventiva para diminuir o impacto ambiental e investe em geração de energia solar com a Águia Branca Energias Renováveis.
Reserva ambiental e ações no campo social
Outro destaque é a Reserva Ambiental Águia Branca, com mais de 2.200 hectares de Mata Atlântica preservada, integrada ao Corredor Ecológico Pedra Azul – Forno Grande, em Vargem Alta. A área abriga espécies raras e ameaçadas de extinção e recebe visitantes para trilhas, lazer e atividades de educação ambiental.
No campo social, a empresa aposta em ações que valorizam o capital humano. “Investimos em pessoas. Programas como o ‘Onde Começa a Viagem’, que capacita familiares de colaboradores, e o ‘Motorista Top Ouro’, que reconhece e valoriza quem está na linha de frente das nossas operações, mostram que o nosso compromisso com o futuro também passa pela geração de oportunidades”, diz o diretor.
Thiago também destaca o equilíbrio entre tradição e inovação como chave da longevidade da marca: “Em julho, completamos 79 anos de história ,e ao longo desse tempo, aprendemos que tradição e inovação não são opostos — são forças complementares que nos mantêm em movimento”.
Entre outros destaques da empresa estão a operação pioneira com os ônibus G8 da Marcopolo, a promoção “Viaje de Graça” e ferramentas como o aplicativo próprio e o programa “Compra com Antecedência”, que oferece até 50% de desconto nas passagens. “Enquanto evoluímos em tecnologia, promoções e novos serviços, seguimos fiéis aos nossos valores e ao compromisso que nos trouxe até aqui”, reforça o diretor.
Para Thiago, o que torna a Águia Branca inesquecível é a presença em momentos marcantes. “Levamos dois ônibus (um rosa e um azul) até Padre Paraíso (MG) para o chá revelação da filha do Henrique e da Antonieta, a fim de celebrarmos com a família a chegada da segunda filha do casal. Criamos o projeto ‘Um Dia de Águia’, que realizou o sonho do jovem Caio, autista de 14 anos, apaixonado por ônibus. Esse cuidado com o detalhe e o encantamento é o que transforma uma empresa de transporte em uma marca inesquecível.”
Resumindo em uma frase o papel da empresa na construção de um amanhã melhor, Thiago afirma: “Mover vidas com segurança, inovação e respeito, construindo hoje as conexões que transformam o amanhã”.