Imagem: Freepik
Imagem: Freepik

Referência em transplante capilar no Espírito Santo, Mário Prota transformou a restauração capilar em um trabalho de precisão e arte. Reconhecido pela excelência técnica, inovação e resultados harmônicos, o cirurgião capixaba alia ciência, sensibilidade e um olhar atento à individualidade de cada paciente.

Segundo o médico, “a beleza da vida, na sua força e complexidade, surpreendente em cada detalhe que possamos ou não computar e nos inspira diariamente. Ser instrumento para a manutenção dessa graça – para algum cuidado, algum reparo, algum auxílio, até para o consolo – supera condições materiais ou percepções racionais”.

Mário Prota. Foto: Arthur Louzada

Para ele, o reconhecimento no Excelência em Saúde é fruto de um padrão que se tornou natural. “O alto padrão de qualidade condicionado como o normal – o único normal – não de forma áspera ou arrogante, mas leve e suave, ecoa pela clínica e encontra sintonia com um público cuja principal demanda é a obtenção de serviços de excelência. Possivelmente, essa seja uma das motivações que impulsionaram esse reconhecimento”, destaca.

A rotina da clínica é marcada por rigor técnico e constante aprimoramento. “Os resultados são de alto padrão porque realizamos transplante diariamente, ou realizamos transplante diariamente porque os resultados são de alto padrão? A resposta está em um conjunto de fatores: comprometimento de uma equipe de enfermagem competente, uma dermatologista extremamente qualificada, fundamentos da cirurgia geral e da cirurgia plástica, dedicação exclusiva à restauração capilar e busca constante pela inovação – mas, primordialmente, o apreço pelos detalhes que existem no belo, na intensidade da vida”, ressalta Prota.

O médico enfatiza que a excelência é resultado do trabalho coletivo. “Desde as atividades administrativas até as operacionais, cada integrante exerce papel único e valioso. Por isso, o ingresso em nossa equipe passa por características que remetem ao humanizado, tanto no cuidado com os pacientes quanto na lida entre os pares.”

A clínica também investe continuamente em inovação. “O uso de body hair, implanters, lâminas de safira, robôs e scanners com inteligência artificial para mapeamento da área calva e área doadora – além da técnica FUE – são exemplos de avanços que já fazem parte da nossa realidade e que ampliam as possibilidades de resultados naturais e duradouros”, explica.

Para o cirurgião Mário Prota, a meta para o futuro é clara. “Consideramos duas condições aparentemente antagônicas: evolução e manutenção. Evolução junto à ciência e tecnologia, mas também a manutenção de um serviço exclusivo, intensamente associado à qualidade e destinado a um seleto grupo de pacientes.”

O cirurgião finaliza com uma reflexão sobre a essência de seu trabalho: “Não é lícito que a atuação médica tenha como prioridade o acúmulo de prêmios ou homenagens. Todavia, entendendo o reconhecimento como fruto de décadas de dedicação à medicina, satisfação dos pacientes e confiança da sociedade, é com alegria e gratidão que recebemos o reconhecimento em Excelência em Saúde. Ele se torna parte importante da nossa história”.