
Em 2025, Colatina viveu um dos momentos mais importantes da sua história na Saúde pública, com ações que saíram do papel e chegaram à vida das pessoas. O compromisso social da administração Renzo Vasconcelos garantiu mais acesso a medicamentos, mais qualidade de vida e eficiência no atendimento à população.
“Pela primeira vez, o município passou a contar com um Pronto Atendimento Municipal, funcionando 24 horas, com atendimento médico e de enfermagem, farmácia 24h, laboratório, raio-X e atendimento odontológico, garantindo mais agilidade, segurança e resolutividade nos casos de urgência”, destaca o secretário de Saúde, Raul Amicci.
Na sequência desse novo momento, Colatina deu início à implantação do Núcleo de Saúde, consolidando uma mudança estrutural na gestão do sistema. A centralização dos serviços em um prédio próprio, no Centro da cidade, permitiu a não renovação de contratos de aluguel, projetando uma economia superior a R$ 500 mil por ano aos cofres públicos.
Além da redução de custos, o Núcleo reorganizou a rede e concentrou a porta de entrada de serviços estratégicos, como Casa da Mulher, Casa do Homem, Farmácia Cidadã, Centro de Referência da Saúde do Trabalhador (Cerest), além de outros atendimentos. “A média estimada é de 300 pessoas atendidas por dia no Núcleo, enquanto a área administrativa foi realocada para outro imóvel próprio do município, reforçando a diretriz de uso de estruturas próprias e de eficiência para o investimento público”, reforça o secretário da área.
O prefeito de Colatina, Renzo Vasconcelos, é enfático ao dizer que o compromisso com a população é o norteador de todas as ações da administração municipal, o que torna inegociável o compromisso com a boa gestão e eficiência da máquina pública:
“Para que haja uma Saúde de qualidade é imprescindível que tenhamos as contas em dia e o dinheiro público cuidado com lupa, no detalhe. Para cuidar das pessoas da forma adequada é preciso estar atento às contas, e costumo dizer que isso é uma via de mão dupla”, destaca Renzo.

Mais atenção
A Atenção Básica foi fortalecida e ampliada. Hoje, Colatina conta com 42 unidades de saúde e 51 equipes de Estratégia Saúde da Família, levando cuidado contínuo, prevenção e acompanhamento para mais perto da população. Algumas unidades passaram a funcionar com horário estendido, ampliando o acesso para quem não consegue atendimento durante o horário comercial.
No interior do município, os pontos de apoio em saúde foram reativados e passaram a funcionar todos os dias, com equipes completas, substituindo atendimentos esporádicos por presença permanente e garantindo mais dignidade e regularidade no cuidado com as comunidades rurais.

Atendimento odontológico no PA de São Silvano
A saúde bucal também avançou. O município ampliou o número de dentistas, fortalecendo o atendimento odontológico nas unidades de saúde, e passou a contar com a Unidade Odontológica Móvel, uma clínica sobre rodas que leva atendimento diretamente às comunidades, ampliando o acesso e aproximando ainda mais o cuidado da população.
“Nosso compromisso com a transparência das informações nos garantiu o reconhecimento com o Selo Diamante na avaliação da Transparência Capixaba e do ES em Ação. É uma honraria que comprova que esse trabalho em parceria com os colatinenses é um diferencial da nossa gestão, baseada no diálogo franco e contínuo”, observa o prefeito de Colatina.
Em 2025, a cidade também superou desafios históricos ao zerar filas de consultas e exames, incluindo consultas oftalmológicas, exames de oftalmologia, mamografia, ultrassom mamário e exames de alta complexidade, garantindo diagnóstico mais rápido e início de tratamento no tempo certo.
“A criação da Casa do Homem consolidou esse novo momento, com um espaço exclusivo para a saúde masculina, focado em prevenção, acolhimento e acompanhamento contínuo. Com investimentos, reorganização da rede e foco nas pessoas, Colatina construiu em 2025 uma saúde mais acessível, mais resolutiva e mais humana”, finaliza Amicci.
