A Escola Americana de Vitória (EAV) deu um passo importante em seu projeto pedagógico global ao iniciar o processo de acreditação junto ao International Baccalaureate (IB), um dos programas educacionais mais reconhecidos mundialmente. A EAV começa sua adesão pelo Middle Years Programme (MYP), direcionado a estudantes do Ensino Fundamental II.
Essa certificação somará ao portfólio de credenciamentos internacionais que já integram o perfil institucional da escola, ampliando as possibilidades acadêmicas e profissionais dos alunos, tanto no Brasil quanto no exterior.
Para o diretor-geral da EAV, Cristiano Carvalho, a certificação IB representa a ampliação do currículo internacional bem como o aumento das possibilidades de ingresso dos estudantes em instituições de prestígio ao redor do mundo, que reconhecem o diferencial da formação acadêmica.
“O IB é um programa com parâmetros bem definidos e, mais do que cumprir exigências acadêmicas, prepara o aluno para ser um cidadão global, com capacidade de atuação local. Alguém que pensa de forma crítica, aplica o que aprende e se engaja ativamente em projetos com impacto real em sua comunidade e no mundo, preparado para atuar em diferentes contextos culturais”, destaca.
“Um dos pilares centrais da proposta do IB é o desenvolvimento do Perfil do Aluno IB, composto por dez atributos que orientam a formação de estudantes íntegros, críticos e engajados: indagadores, instruídos, pensadores, comunicadores, íntegros, mente aberta, solidários, ousados, equilibrados e reflexivos. Esses atributos cultivam valores humanos fundamentais para uma atuação consciente no mundo”, completa Jennifer Rocha, diretora pedagógica da EAV.
O que é o IB?
Fundado na Suíça em 1968, o International Baccalaureate é um sistema educacional reconhecido mundialmente, adotado atualmente por 5.800 escolas em mais de 160 países. Diferente de programas tradicionais, seu currículo é projetado para formar alunos com pensamento crítico, visão internacional e capacidade de atuar em contextos multiculturais, promovendo valores como responsabilidade social, empatia e cidadania global.
O IB incentiva a investigação, o diálogo interdisciplinar, a autonomia intelectual e o desenvolvimento integral dos estudantes. Seu enfoque abrange tanto o rigor acadêmico quanto o fortalecimento de habilidades socioemocionais, preparando os jovens para as demandas de um mundo em constante transformação.
O programa é dividido em três etapas de acordo com a faixa etária dos alunos: Primary Years Programme (PYP), para a Educação Infantil, o Middle Years Programme (MYP), direcionado ao Ensino Fundamental II, e o Diploma Programme (DP), voltado ao Ensino Médio.
Como funciona o processo de acreditação
Obter uma certificação IB envolve diversas etapas criteriosas, supervisionadas pela organização internacional. A EAV já iniciou a fase de candidatura, que inclui a análise detalhada de seu projeto pedagógico, capacitação de professores e alinhamento às práticas acadêmicas e aos princípios éticos promovidos pelo programa.
O processo também envolve a formação contínua de docentes, a adaptação de práticas avaliativas e o fortalecimento de aspectos que já fazem parte da proposta pedagógica da EAV, como interdisciplinaridade, pensamento reflexivo, comunicação efetiva e o engajamento comunitário.
Além da preparação técnica e acadêmica, a implementação do IB envolve a imersão de toda a comunidade escolar — corpo docente, estudantes, famílias e gestores — numa cultura de aprendizado permanente, com ênfase na formação integral do aluno. A escola também passa por visitas de avaliação conduzidas por especialistas do IB, que verificam sua estrutura acadêmica, administrativa e cultural, garantindo que todos os requisitos sejam plenamente atendidos.
Compromisso contínuo com a inovação pedagógica
A adesão ao IB reforça o propósito da EAV de manter-se na vanguarda da educação internacional. Com uma proposta pedagógica atualizada, professores qualificados e uma estrutura de ensino que favorece o pensamento global e o protagonismo estudantil, a EAV segue firme no propósito de formar jovens preparados para atuar com autonomia e competência em qualquer parte do mundo.