Marcas Ícones

Garoto celebra quase um século de memórias e amplia práticas sustentáveis

Marca capixaba combina tradição, inovação e responsabilidade para seguir presente na vida e no coração dos brasileiros

Imagem aérea da fábrica de chocolates Garoto, da Nestlé, em Vila Velha. Foto: Garoto/Divulgação
Imagem aérea da fábrica de chocolates Garoto, da Nestlé, em Vila Velha. Foto: Garoto/Divulgação

Mais do que chocolates, a Garoto entrega memórias. Em cada bombom da caixa amarela, em cada Baton dividido no recreio, em cada visita à icônica fábrica em Vila Velha, está presente o sabor da infância, da partilha e de uma história que atravessa gerações. Essa é a essência da marca, que foi reconhecida nas categorias Chocolate e Indústria Capixaba na pesquisa Marcas Ícones.

“Garoto é sinônimo de memória afetiva, de presença constante no dia a dia e nas datas especiais dos capixabas e dos brasileiros. Ser reconhecida mais uma vez como marca mais lembrada nos enche de orgulho porque mostra que seguimos no coração das pessoas, geração após geração. Essa lembrança não nasce por acaso: ela é fruto de uma história de mais de 95 anos construída com qualidade, carinho e respeito por quem nos escolhe todos os dias”, afirma a Marketing Manager da Garoto, Thais Papa.

Fundada em 1929 por um imigrante que começou vendendo balas nos bondes de Vila Velha, a Garoto nasceu de um sonho simples, mas cheio de propósito. A marca cresceu com o Espírito Santo, acompanhando sua evolução e se tornando um símbolo de orgulho local.

“A fundação da Garoto em Vila Velha, já é por si só um marco afetivo para o capixaba”, destaca Thais.

Chocolates Garoto fábrica de chocolates Vila Velha indústria
Fábrica da Chocolates Garoto em Vila Velha. Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

Foi esse vínculo com o território e com as pessoas que fez da marca muito mais do que uma fabricante de chocolates. Ao longo dos anos, ela entrou para a história — e para o coração — de gerações, tornando-se, para Thais, “sinônimo de memória afetiva, de presença constante no dia a dia e nas datas especiais dos capixabas e dos brasileiros”.

E foi com a chegada dos clássicos que a marca se consolidou nacionalmente. “O grande ponto de virada veio com a produção de chocolates que se tornaram ícones nacionais — como o Serenata de Amor, o Baton e a caixa amarela de bombons sortidos — todos produzidos no Brasil, reforçando esse sentimento de pertencimento.”

Fábrica da Garoto é o 2º ponto turístico mais visitados no ES

Além de uma das maiores fábricas de chocolate do mundo, a Garoto é o segundo ponto turístico mais visitado do Espírito Santo. “A Garoto faz parte da memória afetiva de quem vive no Espírito Santo. Seja por meio dos produtos, das visitas à fábrica ou das ações sociais que transformam a comunidade, a Garoto não é apenas lembrada — ela é vivida.”

E essa vivência vai além do sabor. Afinal, de acordo com Thais, a marca entrega mais do que chocolates, mas um legado de afeto, brasilidade e impacto positivo. Isso inclui a participação em programas como o Nestlé Cocoa Plan, que atua há mais de 10 anos no Brasil, promovendo práticas agrícolas sustentáveis e melhores condições de vida para produtores de cacau.

“A iniciativa fortalece a rastreabilidade, a responsabilidade social e ambiental e apoia o desenvolvimento sustentável das lavouras, garantindo que cada pedaço de chocolate carregue também um compromisso com o futuro.”

A Garoto também se destaca por projetos de impacto direto na comunidade. “A Garoto acredita que ações do presente constroem o futuro e, por isso, mantém iniciativas sociais, educacionais e ambientais que beneficiam as próximas gerações.”

Isso inclui ações de inclusão de colaboradores surdos, apoio a projetos de leitura e esporte, educação ambiental e investimentos em energia solar, reciclagem e reuso de materiais.

Com os pés firmes na tradição e os olhos voltados para o amanhã, a Garoto equilibra sabor e inovação. “A tradição está no nosso DNA: nos sabores, nas receitas e nos vínculos que criamos com as famílias brasileiras. Mas ela anda lado a lado com a inovação.”

Ser lembrada, para a Garoto, é ser parte da vida das pessoas. “Garoto é uma marca que mora no coração das pessoas. Ela faz parte de momentos felizes, de encontros em família, de presentinhos inesperados. Cada bombom Serenata de Amor, cada tablete de Talento ou Baton compartilha uma história. Ser inesquecível é isto: fazer parte da vida das pessoas de forma afetiva, cotidiana e verdadeira.”

E é esse equilíbrio entre afeto e reinvenção que torna a marca um verdadeiro ícone do futuro. “A Garoto soube preservar seu vínculo com o público sem perder a capacidade de se reinventar. Somos uma marca com raízes fortes e visão de futuro, conectada aos novos hábitos de consumo, às transformações sociais e ambientais.”