
A 34ª edição das Dez Milhas Garoto celebrou o esporte em todas as idades no último final de semana, 27 e 28 de setembro. No sábado, a festa ficou por conta da criançada e até dos pets: a 22ª Garotada reuniu, no estacionamento do Shopping Vitória, 2.900 pequenos atletas, enquanto a 4ª Cachorrida contou com a participação de 850 duplas de tutores e cães.

Já no domingo, 17 mil atletas amadores – recorde da prova – aproveitaram a manhã ensolarada para avançar no percurso entre a Praia de Camburi, em Vitória, e a fábrica da Chocolates Garoto, em Vila Velha, e completar os 16 quilômetros que os separavam da linha de chegada, os corredores de elite travaram batalhas à base de suor e garra. Nubia de Oliveira Silva voltou a colocar o atletismo feminino do Brasil no alto do pódio após 18 anos, e no masculino, Mark Kiptoo, de Uganda, foi o vencedor.


Para o diretor da Fábrica da Garoto em Vila Velha, Fabiano Marins, os ganhos da Dez Milhas vão muito além do pódio.
Foi uma corrida espetacular tanto para quem participou quanto para quem veio acompanhar essa festa esportiva. Um dia bonito, com uma energia espetacular. Temos uma conexão especial com o Espírito Santo, e essa corrida é um legado, passando por pontos turísticos importantes e promovendo bem-estar por meio do esporte. Estamos felizes em promover um domingo de alegria para todos, além do orgulho de voltar a ver uma brasileira no alto do pódio.
Fabiano Marins
O formato “três em um” amplia o alcance multigeracional da plataforma. No balanço de Fabiano, iniciativas como Garotada e Cachorrida agregam camadas de experiência e pertencimento familiar ao projeto – um tipo de ativação que gera relacionamento de longo prazo com múltiplos públicos e fortalece o vínculo da marca com o território onde nasceu.

E do ponto de vista operacional, a organização ressalta estrutura “de primeiro mundo” para atletas e presença de público nas ruas. Para quem não acompanhou in loco, houve transmissão ao vivo no YouTube da Yescom, ampliando a cauda longa do conteúdo gerado pelo evento.
Criada em 1989 nas comemorações dos 60 anos da Chocolates Garoto, a corrida integra o calendário nacional e é apontada como a maior do país na modalidade 10 milhas. Em 2025, a prova bateu o recorde histórico de inscrições. A organização é da Yescom, com homologação da CBAt e da Fecat.