24ª Jornada Científica e Cultural da Faesa. Foto: Faesa/Divulgação
24ª Jornada Científica e Cultural da Faesa. Foto: Faesa/Divulgação

* Artigo escrito por Letícia Rosário Cruz, especialista em Pesquisa e Extensão da Faesa Centro Universitário

Dar o próximo passo pode parecer desafiador, especialmente quando se trata da carreira acadêmica e profissional. Seja ao começar do zero ou ao seguir por um caminho totalmente novo, o medo do desconhecido costuma gerar dúvidas e inseguranças. Por isso, iniciativas que conectam pessoas, ampliam horizontes e promovem a troca de experiências são tão valiosas.

Letícia Rosário Cruz, especialista em Pesquisa e Extensão da Faesa. Foto: Faesa/Divulgação

Pensando nesse cenário, a 24ª Jornada Científica e Cultural (JCC) da Faesa se tornou um espaço de encontro entre o início da formação, o presente da graduação e o futuro profissional.

Muito além de palestras e apresentações, a JCC se consolidou como um ambiente de conexão entre quem ainda está descobrindo sua vocação e quem busca dar os primeiros ou novos passos no mercado de trabalho.

Para quem está prestes a escolher uma graduação, o projeto “Inspirando Gerações” convida estudantes do Ensino Médio a viverem um dia de imersão na Faesa.

Durante a visita, eles conhecem cursos, projetos e formas de ingresso no Ensino Superior, além de explorar laboratórios, clínicas, espaços de inovação e iniciativas de pesquisa e extensão.

Essa experiência oferece um primeiro contato com o universo universitário, despertando curiosidade, pertencimento e novas perspectivas de futuro. Mais do que decidir um curso, é uma vivência que revela o valor de uma formação que une propósito, acolhimento e transformação.

Já para quem está imerso na graduação, o “Radar de Talentos e Oportunidades”, por meio do pitch reverso, inverte a lógica tradicional: quem se apresenta são as empresas, compartilhando suas histórias, valores e oportunidades. Nesse movimento, os estudantes descobrem caminhos possíveis para o mercado e constroem pontes entre a formação acadêmica e a vida profissional. Assim, talentos se conectam, empresas se aproximam da nova geração de profissionais e novos ciclos de aprendizado e inovação se renovam.

Mais do que preparar para o mercado, a Faesa acredita no poder do conhecimento como força capaz de transformar vidas e gerar desenvolvimento social. Cada projeto nasce do compromisso com o acolhimento, o empreendedorismo e a inovação, valores que sustentam a missão de formar profissionais e cidadãos preparados para construir um futuro melhor.

Na prática, é isto que a Jornada Científica e Cultural representa: um espaço de descobertas, conexões e protagonismo. Um ambiente em que o aprendizado ultrapassa as salas de aula e se transforma em experiência viva; onde o conhecimento inspira, transforma e cria futuros.