Com quase 25 anos de existência, o UP Centro Educacional se destaca como referência em aprovações nos vestibulares estaduais e nacionais mais concorridos. Entretanto há outro feito que faz a escola se orgulhar ainda mais: o de formar cidadãos gentis e ativos na sociedade.
Entre os diversos projetos desenvolvidos no centro educacional, o Viva Gentileza se destaca por seus resultados e pela participação cada vez maior dos alunos, consolidando-se como uma ação permanente em todas as unidades do UP. Criada em 2010, a ação tem como objetivo arrecadar doações destinadas a instituições que apoiam crianças em situação de vulnerabilidade social.
Na edição de 2025, foram arrecadadas quase três toneladas de produtos como arroz, feijão, macarrão, fubá, açúcar, óleo e biscoitos. Visando à participação integral dos alunos, o UP ofereceu transporte e supervisão para que eles pudessem realizar as entregas pessoalmente, no dia 7 de novembro ao Instituto Vovô Chiquinho e, no dia 14, à Creche Pequeno Lar.
Durante a visita, os estudantes também tiveram a oportunidade de conversar, brincar e desenvolver laços com as crianças das instituições beneficiadas, oferecendo uma experiência prática e didática.

Segundo o diretor-geral do UP e professor de Língua Portuguesa, Fábio Portela, a partir de práticas em grupo, diálogos e ações educativas, os alunos são incentivados a incorporar valores como cooperação, honestidade e responsabilidade no dia a dia.
Ser gentil é ter um comportamento educado, amável, elegante e cordial com todo mundo, sem distinção. E essa atitude inspiradora transforma, faz com que os outros também sejam gentis e provoca uma corrente do bem!
Fábio Portela, diretor-geral do UP

Além do ensino convencional
O projeto Viva Gentileza reforça que a missão do UP vai muito além do desempenho acadêmico. A escola aposta na formação integral dos estudantes, estimulando atitudes baseadas na empatia, no respeito às diferenças, na tolerância e na solidariedade como pilares essenciais para a convivência em sociedade.
O projeto também promove campanhas de conscientização que alertam sobre o impacto das atitudes individuais na construção de um ambiente mais saudável, combatendo práticas como o bullying e o cyberbullying.
Com o sucesso dessa edição, o UP garante que, para comemorar o aniversário da escola em grande estilo em 2026, a meta é superar a arrecadação deste ano e ultrapassar as três toneladas de mantimentos.

Há 25 anos, no UP, todo mundo pode ser
O projeto Viva a Gentileza comprova que no UP, todo mundo pode ser protagonista da própria história e se destacar por suas conquistas e participação social. É justamente esse legado, que deixa marcas e transforma a experiência de quem passa pelas suas salas de aula, que a escola comemora em 2026, com seu aniversário de 25 anos.
A maior prova disso é que o conceito da campanha publicitária de aniversário “Todo Mundo Pode Ser”, criada pela Agência MP, nasceu de uma redação especial, assinada pelo ex-aluno UP e hoje diretor criativo da MP, o João Pitanga.
O publicitário somou sua experiência pessoal ao conhecimento profissional para criar um conceito que coloca o aluno como protagonista do seu futuro.
“Fico muito feliz em poder dar vida a esse conceito através da minha experiência no UP, um lugar que me mostrou o que eu podia ser como pessoa e também como profissional. Foi ali que a comunicação era uma possibilidade na minha vida”, disse João .
Conheça o UP
Site: www.upvix.com.br
Instagram: @upvix
6º ao 9 ano do ensino fundamental II (matutino ou vespertino): unidades de Itapoã (Vila Velha), Jardim da Penha e Jardim Camburi (Vitória)
1ª, 2ª e 3ª séries do ensino médio (matutino, vespertino ou semi-integral): unidades de Itapoã (Vila Velha), Jardim da Penha e Jardim Camburi (Vitória)
Pré-vestibular (regular ou semi-integral): unidades de Itapoã (Vila Velha) e Praia do Canto (Vitória)