A Monte Líbano é mais do que uma padaria: é uma instituição afetiva na rotina do capixaba. Com 61 anos de história, a marca não apenas lidera a preferência na categoria Padaria e Confeitaria de Marcas Ícones, mas reafirma seu papel como referência em qualidade, inovação e acolhimento.
“Completamos 61 anos no mercado, são décadas atendendo com qualidade, nosso principal pilar. Mas sem dúvida também somos lembrados por nossa inovação, em todos esses anos nos preocupamos em sempre trazer produtos diferentes, como os pães artesanais – fomos pioneiros na produção desses pães especiais no Estado”, afirma o sócio-diretor da Monte Líbano, Flávio Mendes.
De empresa familiar à rede com oito lojas, a Monte Líbano é parte da cultura capixaba — um marco construído com paixão por cada detalhe.
“Temos orgulho de nossa história, somos uma empresa familiar que se consolidou no mercado pela qualidade, inovação e bom atendimento. Acredito que a expansão da rede nos últimos anos – hoje somos oito lojas – e as seis décadas que completamos ajudaram a consolidar nossa marca no coração dos capixabas. Já somos parte da cultura e rotina da população”, compartilha.
Ao olhar para o passado, um momento emblemático vem à memória: “Lembramos da abertura de nossa segunda loja no início da década de 90, em Santa Lúcia. Foi lá que saímos do tradicional atendimento do balcão e fomos uma das primeiras padarias do país a implementar o atendimento ‘feirinha’, com produtos expostos e acessíveis ao cliente, que passou a ter mais autonomia na escolha. Também foi com essa nova loja que trouxemos novidades em confeitaria”.
Para Flávio, o orgulho da empresa são as histórias de sucesso. “Ao longo destes 61 anos, tivemos a felicidade de participar da vida de muitos colaboradores e parceiros. São pessoas que trabalham conosco há décadas, que construíram carreiras, conquistaram sonhos. E graças a eles, também, que conseguimos nos consolidar e chegar onde estamos hoje. Esperamos não parar por aqui.”
Compromissos que ultrapassam o balcão também ajudam a moldar o amanhã na Monte Líbano.
“Nossos produtos são livres de conservantes e aditivos, prezamos por insumos naturais e de qualidade. Além disso, a preocupação com a sustentabilidade, utilizamos embalagens biodegradáveis, incentivamos ações de reciclagem e participamos ativamente em projetos sociais.”
É esse equilíbrio entre tradição e ousadia que mantém a marca viva no imaginário coletivo. “Não abrimos mão da produção artesanal, isso é o que nos liga à tradição. E o fato de sempre oferecermos variedade e novidades em nosso mix de produtos é o que nos torna inovadores ou ligados às tendências e necessidades dos clientes.”
Quando se pergunta o que torna a Monte Líbano inesquecível, a resposta é direta e deliciosa: “Sem falsa modéstia, o sabor e a qualidade incomparável de nossos produtos! Consequência da nossa preocupação com os processos de produção e ingredientes premium.”
E se fosse preciso resumir essa trajetória em uma única frase, ela já está na ponta da língua de Flávio e de todos que fazem a Monte Líbano: “A água é a mesma, a farinha é a mesma, o fermento é o mesmo. A diferença é a paixão”.