Conteúdo de marca

Orgulho da Escola da Ilha: aluno ganha ouro nacional e regional na OBMEP

Estudante do 8º ano, Enzo Villela é premiado no Rio de Janeiro

Leitura: 4 Minutos
Orgulho da Escola da Ilha: aluno ganha ouro nacional e regional na OBMEP

Entre mais de 18 milhões de estudantes em todo o país, um resultado enche a Escola da Ilha de orgulho: Enzo Gonoring Villela, do 8º ano, conquistou duas medalhas de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) 2024 – uma nacional e outra regional. Aos 13 anos, enfrentou três horas de prova com coragem e determinação, mostrando que o desejo de aprender e se desafiar não tem idade.

No dia 30 de junho, Enzo viajou com os pais ao Rio de Janeiro para subir ao palco da 19ª Cerimônia Nacional da OBMEP, ao lado de quase 700 estudantes da rede pública e privada. O evento, que celebrou jovens talentos da Matemática, teve até cobertura de um dos principais telejornais do país. “Foi uma experiência muito gratificante”, conta o aluno, que, além da conquista, se divertiu e fez novas amizades: “Valeu à pena todo o esforço para conseguir essas medalhas”.

Rede de apoio e incentivo aos estudos

Além da OBMEP, Enzo também acumula medalhas de ouro na Olimpíada Canguru de Matemática – uma das maiores competições internacionais da área –, com premiações em 2020, 2021, 2024 e 2025. Esses resultados reforçam a importância do suporte oferecido tanto pela escola, com o acompanhamento da professora Patrizia Lovatti, quanto pela família, com o incentivo constante dos pais, Julio e Maria Aparecida Villela.

“A Escola da Ilha tem sido fundamental na formação do Enzo desde o primeiro ano, sempre incentivando os alunos a participarem de olimpíadas acadêmicas. A professora Patrizia transmite conhecimento com muita dedicação e, no dia da prova, esteve presente para orientar e tranquilizar os alunos. Isso mostra o comprometimento da escola com seus estudantes”, enfatiza o pai, que acompanha de perto a trajetória de Enzo. Com orgulho, ele completa: “Foi uma grande vitória. Uma alegria indescritível para a nossa família”.

Mais do que uma conquista pessoal, Enzo reconhece o valor de ter uma rede de apoio – e faz questão de agradecer a todos os envolvidos no processo: “A Patrizia sempre me ajudou com matérias novas, que poderiam cair nessas olimpíadas, e estudou provas de anos anteriores com a gente. Dedico as medalhas aos professores que têm me acompanhado, aos meus pais e à escola, que sempre me incentivou. Agradeço a todos da Escola da Ilha pelo apoio constante”.

OBMEP

Uma das maiores olimpíadas científicas do Brasil, a OBMEP é realizada anualmente, promovida pelo MEC e pelo MCTI.

A premiação abre portas importantes, como o Programa de Iniciação Científica Jr. e oportunidades únicas de acesso ao ensino superior.

Escola da Ilha forma campeões
As conquistas de Enzo refletem não só seu desempenho individual, mas também a proposta educacional da Escola da Ilha, que valoriza o desenvolvimento integral dos alunos, para além do ambiente escolar.

A instituição, que atua desde a Educação Infantil ao Ensino Fundamental II, aposta no protagonismo, na autonomia e nos sonhos de cada estudante, estimulando o pensamento crítico e habilidades socioemocionais essenciais para o futuro.

“Na Matemática, por exemplo, a Escola da Ilha realiza um trabalho efetivo dentro de sala, com materiais diferenciados e apoio aos alunos na resolução dos problemas. O ensino é contextualizado, preocupado em explicar os porquês de tudo. Isso faz toda a diferença para os estudantes, que querem entender de verdade o que estão aprendendo”, destaca a professora Patrizia.

Segundo a diretora Roberta Bonelli, bons resultados em competições acadêmicas são reflexos do trabalho desenvolvido pela escola, já que a instituição investe em uma educação que transforma: “Mais do que colecionar medalhas, essas vitórias mostram como a nossa forma de educar consiste, essencialmente, em ensinar a pensar. Preparamos nossos alunos para enfrentar desafios, explorar novas possibilidades e se superar constantemente. O desempenho do Enzo mostra que a nossa abordagem – individualizada e acolhedora – segue no caminho certo, focada em despertar o interesse genuíno pelo conhecimento. Assim, nosso compromisso em formar cidadãos completos e preparados para o futuro fica evidente”.

Escola da Ilha

Rua Jayme Martins, 80, Praia do Canto, Vitória – ES.

Horário: De segunda a sexta, das 7h às 21h

Telefone: (27) 3324-5700