Conteúdo de marca

Politintas: há 50 anos colorindo o Espírito Santo

Leitura: 4 Minutos
Politintas: há 50 anos colorindo o Espírito Santo

Completar 50 anos é um marco que poucas empresas brasileiras alcançam, especialmente no setor varejista. Mais raro ainda é comemorar essa data com crescimento consistente, credibilidade e uma relação próxima com clientes e profissionais do mercado.

No dia 10 de agosto, a Politintas celebra cinco décadas de história, consolidando-se como a maior rede varejista de tintas do Espírito Santo e uma das mais relevantes do segmento no Brasil.

Com 20 lojas distribuídas na Grande Vitória, a empresa ainda dispõe de um moderno centro de distribuição e mantém parcerias com os principais fabricantes de tintas, impermeabilizantes, ferramentas e acessórios para pintura de todo o Brasil.

A mais recente loja da rede, inaugurada no final de julho no bairro Jockey, em Vila Velha, reflete o ritmo de expansão e a visão de futuro da empresa, que segue abrindo portas para novas oportunidades e reforçando o seu papel como motor do desenvolvimento regional.

Foco no cliente e reconhecimento dos capixabas
Segundo o fundador da Politintas, Estanislau Ventorim, o compromisso da empresa sempre foi ir além de vender tintas. “Há meio século, nós ajudamos as pessoas a transformarem espaços, realizarem sonhos e melhorarem sua qualidade de vida. Isso passa por oferecer um atendimento de alta qualidade, por investir no desenvolvimento dos nossos colaboradores e por atuar de forma ética e responsável com a sociedade e o meio ambiente”.

Evolução constante
A empresa sempre se destacou pela originalidade e pelo uso da tecnologia. Foi uma das pioneiras do varejo capixaba a se informatizar, modernizando a gestão e o atendimento. Também foi a primeira do Espírito Santo e a quinta do Brasil a oferecer uma máquina de manipulação de cores.

No início da década de 2000, lançou o modelo de autoatendimento assistido, com produtos ao alcance do cliente e um layout de loja mais acolhedor, substituindo balcões por mesas de atendimento. A novidade conquistou consumidores e despertou o interesse de lojistas de várias regiões do Brasil, que vieram conhecer de perto esse novo jeito de vender tintas.

Profissionalização e visão de mercado
Diferente de muitas empresas familiares que não resistem à transição entre gerações, a Politintas optou por adotar um modelo de gestão moderno, alinhado às melhores práticas do mercado.

“A empresa tem uma governança cada vez mais profissional. É uma companhia sólida, que transcende a individualidade de seus sócios e fundadores, que prospera com independência, sustentada por processos, tecnologia, cultura e pessoas comprometidas com o seu propósito”, comenta o diretor-executivo da empresa, Vinicius Ventorim.

27/06/2025 – Brasil – ES – Serra – Fotos Politintas Livro 50 anos- Foto: Gabriel Lordello/Mosaico Imagem

Compromisso com o futuro
Quando pensa no futuro, a Politintas se enxerga ainda mais inovadora, digital, sustentável e conectada com as novas gerações de consumidores. “Com responsabilidade e consciência, seguimos investindo em produtos e serviços diferenciados, práticas sustentáveis, como o uso de energia renovável, logística reversa, recolhimento de óleo de cozinha usado e apoio a projetos sociais e culturais que beneficiam tanto os colaboradores, clientes, quanto as comunidades onde atuamos”, explica Vinicius Ventorim.